O mercado da moda é um dos que mais cresce no Brasil, o que faz com que empresários e estilistas com boas ideias consigam alavancar seus negócios e faturar, em muitos casos, bilhões.

Contudo, com um cenário promissor e tanto espaço para empreender, é importante saber que o segmento de moda é, também, extremamente competitivo. Empresários que estão começando no ramo devem saber que é preciso inovar e ser original para se destacar.

Pensando nisso, separamos 4 lições incríveis que podemos aprender com empresários da moda e estilistas brasileiros sobre como eles conseguiram alcançar sucesso em suas atividades. Acompanhe a leitura e inspire-se!

1. Apostar na moda inclusiva

Uma das grandes tendências atualmente é pensar em um estilo mais eclético, que agrade a diferentes públicos. Marcas que apostam em coleções de moda sem gênero — na qual uma mesma peça serve tanto para homens quanto para mulheres — ou mesmo a moda plus size, que surpreenderam clientes com propostas inovadoras e ganharam destaque no mercado.

Conhecido por investir sempre em uma moda inclusiva, o estilista Ronaldo Fraga tem fama mundial e seus desfiles são sempre muito aguardados e disputados.

Na última temporada primavera-verão, ele encantou o público ao convocar idosos, deficientes físicos e modelos plus size para desfilar de biquínis e maiôs ultramodernos ao som de marchinhas de carnaval. Assim, o estilista reforçou a mensagem que, para viver com alegria e se divertir na praia, as pessoas não devem ter uma imagem de perfeição.

2. Valorizar as origens

Para se tornar reconhecido internacionalmente e ver celebridades como Beyoncé, Débora Secco, Daniela Mercury e Jessica Alba desfilando com seus modelitos, um caminho pode ser dar um novo olhar para materiais e referências locais.

A estilista alagoana Martha Medeiros transformou a renda renascença, típica de sua região natal, em um material cobiçado. A fama de suas criações — sobretudo os lindos vestidos confeccionadas com esse material — espalhou-se por todo o país e pelo mundo afora.

Sua matéria-prima é única e desenvolvida por um grupo de artesãos locais que fazem parte de um instituto criado pela própria estilista. Graças à delicadeza e ao primor do seu trabalho, Martha Madeiros tornou a renda tipicamente brasileira em objeto de desejo mundial.

3. Explorar outros nichos

Muitas vezes um negócio pode estar indo bem, mas basta um olhar empreendedor aguçado para tornar os resultados ainda mais impressionantes.

Foi o que aconteceu com a Dudalina, uma empresa fundada nos anos 50, com o intuito de confeccionar camisas masculinas de alta qualidade. Contudo, quando a filha dos fundadores, Sônia Hess de Souza, assumiu a presidência, ela conseguiu transformar a fábrica familiar em referência no mercado e aumentar o faturamento do negócio.

Sua proposta foi apostar em um nicho que não era explorado, até então, pela marca: a camisaria feminina. Em pouco tempo ela conquistou uma ampla base de clientes executivas que sentiam falta de opções direcionadas ao ambiente corporativo no mercado.

A criação das camisas sociais foi bem pensada: a modelagem anatômica se ajusta ao corpo feminino, as peças são coloridas, estampadas e alegres — fugindo do convencional.

4. Entender as dores do seu público-alvo

Somente quando se tornaram mães, as amigas Flavia Oliveira e Flávia Klinger sentiram na pele a dificuldade de encontrar roupas boas e mais simples — sem muitos babados, aplicações e detalhes — para vestir seus filhos na correria do dia a dia.

Nos primeiros anos de vida, os pequenos exigem diversas trocas de roupa ao longo de um dia e precisam de peças com estilo, mas especialmente duráveis e práticas.

Sem saber onde encontrar esses produtos, as duas — em parceira com Mariana Klinger, irmã de Flávia — criaram a Bebê Básico, uma loja com uma variedade enorme de modelos para recém-nascidos e crianças até 8 anos de idade.

A palheta de cor alegre é outro atrativo: tons como verde menta, rosa choque ou azul-turquesa — o que foge do lugar-comum de roupas infantis — são um sucesso e dão um toque mais contemporâneo às peças.

Esses empresários e estilistas brasileiros são ótimos exemplos de como é possível ser muito bem-sucedido no ramo da moda apostando em ideias inovadoras. Agora cabe a você colocar sua criatividade em prática!

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