fbpx

O que é RFID e qual sua importância nos processos de manufatura?

A era da tecnologia é uma realidade presente nos dias de hoje, sendo responsável por agregar valor ao mercado e trazer competitividade para empresas. Mas você sabe o que é RFID? Essa ferramenta chegou para mudar a forma como se desenvolvem os processos de manufatura no ramo comercial, portanto, venha conhecer mais sobre esse assunto.

O que é RFID?

O RFID é uma evolução do código de barras e funciona como pequenas etiquetas flexíveis e inteligentes (chip de dados) que carregam diversas informações sobre o produto. Cada chip é único e pode ser traduzido por meio de uma antena com 100% de precisão e agilidade.

No decorrer deste artigo você conhecerá as principais vantagens dessa inovação e de que forma ela pode trazer ganhos para seu negócio. Acompanhe!

Afinal, por que devo usar RFID?

Primeiramente, o pilar de idealização da tecnologia RFID é trazer economia para os processos da empresa. Isso acontece, já que controlar e conferir o estoque nem sempre é uma tarefa fácil, principalmente quando é preciso lidar com um volume muito grande de produtos.

Trabalhando de forma inteligente, essa ferramenta marca cada item com um código único, permitindo que o leitor (antena de rádio frequência) entenda quantos e quais produtos estão sendo transportados. Compare os benefícios:

  • Agilidade: Enquanto um funcionário leva cerca de 15 minutos para conferir uma embalagem com 100 produtos, o RFID é capaz de fazer o mesmo processo com uma só análise e em apenas 10 segundos (o volume de produtos é indiferente).
  • Economia: Redução em mão de obra e gastos com logística
  • Precisão: A tecnologia não está sujeita a falhas, além de apresentar funcionalidades para integrar o controle de estoque com as vendas.

O que são as etiquetas RFID?

As etiquetas são finas e fixadas a cada produto no momento da manufatura. Nesse contexto, é importante ressaltar que existem dois tipos de etiqueta, a passiva e a ativa.

Passivas

As etiquetas passivas são simples e utilizam a própria frequência do rádio para a leitura de dados. Dispensam qualquer fonte de energia, já que a própria antena desempenha esse papel. Normalmente as informações gravadas são permanentes, entretanto, existem etiquetas que podem ser “recodificadas”.

Ativas

Etiquetas RFID ativas possuem uma fonte de alimentação própria para transmitir a frequência por uma distância maior. Elas também carregam um pequeno dispositivo para armazenar até 32 KB de conteúdo

Qual devo utilizar?

Os dois modelos de etiqueta exercem funções distintas, mas uma não é necessariamente melhor que a outra. É preciso compreender quais serão as finalidades com a tecnologia e como seu modelo de negócio pode aproveitar tais funções.

A recomendação é entrar em contato com uma solução especializada e avaliar como aproveitar ao máximo as facilidades do RFID.

Quais são os equipamentos e frequências necessários

Por trabalhar com tecnologia de rádio frequência, é necessário instalar antenas fixas, que serão responsáveis pela leitura de uma carga em movimento, além das antenas móveis, ideais para trabalhar com produtos em depósito ou estoque.

Em relação à intensidade da frequência RFID, deve haver uma comparação entre o volume de produtos e a distância necessária para receber o conteúdo das etiquetas. Nesse sentido, é importante contar com uma empresa que tenha liderança e domínio da tecnologia, a qual será responsável por instalar e preparar a automatização em seus processos de manufatura.

E então, leitor? Você já sabia o que é RFID e suas vantagens para agregar valor ao seu negócio? Assine nossa newsletter e receba nosso conteúdo antes de todos.

NÓS LIGAMOS PARA VOCÊ

Iniciar Conversa
Quero falar com a VerUP
Olá,
Esse canal é exclusivo para assuntos comerciais de segunda à sexta-feira das 9h as 17h. Por favor, aguarde para ser atendido(a).

Se você já é cliente: Não esqueça de consultar o help clicando no botão "Ajuda" disponível em todo o ERP Audience VerUP. Se persistir a sua dúvida, acesse os nossos canais exclusivos para clientes de segunda a sexta-feira das 8h30 as 17h30.