fbpx

Entenda como uma boa gestão tributária pode assegurar o futuro da sua empresa

No meio empresarial, quando se fala em aumento de lucro, é comum ouvirmos o famoso termo “redução de custos”, mas será que para garantir não somente um futuro promissor, mas também a sobrevivência de uma empresa, reduzir os custos é tudo o que pode ser feito?

Em tempos de forte recessão econômica, é preciso ter uma clara compreensão de cada passo a ser dado e de quais podem ser as suas consequências. Pois nem sempre “enxugar” os custos, reduzir despesas e realizar determinadas economias pode ser o suficiente, principalmente pelo fato do Brasil ser um dos países com as maiores e mais complexas cargas tributárias do mundo.

Por exemplo, você sabia que há uma grande possibilidade de sua empresa estar pagando impostos que não necessariamente são obrigatórios de acordo com o seu ramo de atividade?

Não há dúvidas de que uma boa gestão tributária pode reduzir os seus custos de forma tão significativa que a sua empresa, além de sair da linha de sobrevivência, poderá obter uma maior lucratividade, uma visão mais otimista do futuro e garantir a sua competitividade entre a concorrência.

A questão é que a maioria dos empresários (independente do porte da empresa) não sabe como lidar com as suas tributações adequadamente e como reduzir este custo dentro das normas e padrões legais.

Para fazer uma boa gestão tributária de sua empresa, fique atento nas seguintes dicas:

Planejamento Tributário

1. As opções variam de acordo com as proporções de sua empresa

O planejamento tributário de uma empresa não pode ser resumido como uma espécie de fórmula ou modelo aplicável a qualquer negócio. Determinadas regras que se aplicam a empresas de grande porte, podem não se aplicar às empresas de pequeno e médio porte. As suas opções podem variar de acordo com alguns fatores (valores movimentados anualmente, localização, época do ano, etc).

2. Gerir os seus tributos responsavelmente é uma prioridade

Empresas que não lidam com as suas tributações de forma responsável e organizada, estão sujeitas a multas e penalizações que podem influenciar negativamente a saúde financeira, deixando-a sujeita a sérios riscos.

3. Toda e qualquer alternativa para redução de tributos deve ser realizada através de meios legais

Portanto é importante buscar conhecimento a respeito das alternativas legais que o porte de sua empresa e o seu ramo de atividade pode ter à disposição. Fazer a gestão tributária de sua empresa através de meios ilícitos com a intenção de reduzir os custos é crime.

Benefícios que a sua empresa pode obter com uma boa gestão tributária 

1. Redução de riscos de autuação pela Receita Federal

Uma boa gestão tributária onde não há inconsistência de dados e todas as informações são organizadas corretamente, diminui os riscos de receber multas e penalizações da Receita Federal e de outros órgãos responsáveis pela fiscalização de impostos em território nacional.

2. Aumento da lucratividade

Quanto mais transparente, correta e dentro da lei for a gestão tributária de uma empresa, maior a sua disponibilidade de recursos para investimentos.

3. Controle financeiro é sinônimo de segurança

Uma gestão tributária organizada onde se tem o total controle financeiro e fiscal, previne a sua empresa de imprevistos e a mantém segura.

4. Otimização do nível de competitividade no segmento

Certamente uma boa gestão tributária é capaz de manter a sua empresa em um alto nível de competitividade no mercado em que ela atua, podendo até mesmo a levar o seu nome a se destacar entre a concorrência.

A tecnologia pode ser uma grande aliada na gestão tributária

Como dito anteriormente, o sistema de tributações do Brasil é um dos mais complexos do mundo, são aproximadamente 50 impostos diferentes dependendo do segmento de sua empresa, sem mencionar a legislação que exige um alto nível de conhecimento de leis e tributos.

Dentro de um cenário tão confuso e sobrecarregado como o do nosso país, é natural que fazer a gestão tributária de uma empresa não seja uma tarefa que as pessoas consigam realizar com facilidade e que acabem cometendo erros, principalmente quando ela é realizada manualmente.

Hoje em dia graças ao grande avanço tecnológico, você pode contar com a ajuda de um ótimo sistema de gestão integrado às suas políticas tributárias.

Caso você tenha interesse em saber mais sobre como um ERP pode ajudar a sua empresa a fazer uma boa gestão tributária, entre em contato com a VerUP.

NÓS LIGAMOS PARA VOCÊ

Iniciar Conversa
Quero falar com a VerUP
Olá,
Esse canal é exclusivo para assuntos comerciais de segunda à sexta-feira das 9h as 17h. Por favor, aguarde para ser atendido(a).

Se você já é cliente: Não esqueça de consultar o help clicando no botão "Ajuda" disponível em todo o ERP Audience VerUP. Se persistir a sua dúvida, acesse os nossos canais exclusivos para clientes de segunda a sexta-feira das 8h30 as 17h30.