Investimento que se mede com resultados.

“Quanto custa?” Essa é sempre a primeira pergunta quando se fala em treinamentos e já que em geral as empresas de moda têm seu orçamento bem apertado, esse se torna o principal motivo para não investir na capacitação dos colaboradores.

Pensando nisso, á proposta é fazer essa mesma pergunta (Quando custa?) em quatro maneiras diferentes:

1. Quanto custa o retrabalho?

Nem pensa, faça (no automático, no impulso), porque temos que “entregar pra ontem”! É assim a rotina de muitas confecções e marcas durante a produção de uma coleção e quase sempre gera muitos erros como tecidos trocados, modelagem errada, cortes errados, pontos abertos, estampas fora do padrão, etc.

Poderíamos passar o dia elencando erros como estes que são comuns e geram incansáveis e estressantes retrabalhos e no final da coleção quase tudo atrasa, desgasta o time e gasta-se muito com horas extras e recompras de tecidos e aviamentos pra tentar cumprir o prazo do lançamento. Já vimos (acredite!) coleções serem lançadas sem ter todas as peças produzidas. Um absurdo mais comum do que se pensa que gera quebra no faturamento e consequentemente, mais despesas do que receita. Quanto custa todo esse retrabalho?

2. Quanto custa não fazer?

“Não precisa cadastrar a ficha técnica, eu sei tudo de cabeça” – Essa é a máxima de muitas pessoas. É fato que conhecer tudo, ter memória fotográfica e saber de cor cada item da coleção, do estoque, dos clientes e fornecedores ajuda muito no dia a dia, mas não é a solução, afinal a empresa não pode ser dependente da memória de uma pessoa. Fazer a ficha técnica de cada produto pode ser trabalhoso, mas é um investimento em economia de tempo e dinheiro. Passarão muitos dias entre a aprovar a coleção e explosão de compras, então por mais memória que se tenha, sempre (eu disse sempre) se perde alguma informação e o resultado é de compras erradas, seja por comprar mais do que precisava ou menos do que deveria. Consequentemente, gera atrasos na produção, alterações em modelos (“vai esse botão mesmo”) e estoques de tecidos e aviamentos sem necessidade. Logo ouvimos “agente usa na próxima coleção”, e quando chega a próxima, ninguém lembra daquilo que sobrou ou o que sobrou não está mais na moda. Quanto custa não fazer?

3. Quanto custa o tempo?

A medição de tempo em cidades como São Paulo, por exemplo, não se faz pela distância, mas pela intensidade do trânsito, por isso a grande vantagem de utilizar um GPS, não é por não saber chegar, mas por precisar sempre dos caminhos que levam mais rápido ao destino. Fica claro que há um planejamento estratégico feito pelo GPS a partir de algoritmos muito inteligentes, então por que no dia a dia da loja ou da confecção não se utiliza desse princípio?

Seguindo no exemplo da coleção, determina-se prazo de devolução da oficina de costura, mas ela atrasa porque faltou linha, não enviaram as etiquetas, faltou vivo, não enviaram os bolsos, etc. Promete-se a entrega em até 24 horas a partir da compra online, mas o estoque está defasado, tem que transferir de uma loja pra outra, o vendedor ou estoquista estava almoçando e quando se dá conta, na “melhor solução” paga o dobro de frete para cumprir o prazo e não perder a venda; no pior cenário, o cliente não recebe a compra porque a loja não cumpriu o prometido; resultado: custos e prejuízo.

4. Quanto custa ter resultados?

Para muitas confecções e lojas de moda, obter relatórios é uma tarefa quase impossível, pois tem que juntar pedaços de planilhas e anotações de cada colaborador, sincronizar informações do PDV, ou até mesmo de sistemas diferentes. Gasta-se muito tempo e energia e fica difícil até confiar no resultado com informações quase sempre defasadas e no final do dia, toma-se decisões baseadas no “feeling” e não com resultados consistentes.

É comum correr contra o tempo e quase sempre um tempo que não temos, por isso os sistemas de gestão (ERP) têm ferramentas que otimizam o tempo gerando resultados que ajudam a evitar retrabalhos, então a proposta é usar o tempo a seu favor investindo na capacitação do seu time com treinamentos online que são práticos e objetivos.

Fale conosco e conheça os planos de treinamentos online para todos os departamentos da sua empresa.

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