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Venda consignada: vantagens para quem vende e quem fornece

A venda consignada, também chamada de consignação ou contrato estimatório, é o processo onde a venda de um determinado produto é realizada através de terceiros. É quando um fabricante deixa os seus produtos sobre os cuidados de outra pessoa ou empresa, que por sua vez, fará a exposição dos mesmos para o público e cuidará de todo o procedimento de vendas. Caso os produtos sejam vendidos, aquele que ficou encarregado de efetuar a venda receberá a sua comissão (previamente acordada), e finalmente, o fornecedor receberá a sua parte.

Por que vender em consignação?

A venda consignada diminui significativamente os riscos de investimento em um negócio, além de possibilitar uma alta porcentagem de vendas de um produto novo no mercado, em um curto período de tempo. Para ambos os envolvidos no processo, os riscos são praticamente nulos. 

Para a empresa ou pessoa que fará a revenda do produto, este tipo de venda se torna interessante, pois permiti uma diversidade maior de produtos em seu catálogo, trazendo novidades e despertando o interesse de novos públicos. E o melhor, sem precisar se comprometer financeiramente com o fabricante, caso o índice de venda do produto em questão não seja muito positivo.

 Já para o fabricante que está disponibilizando os seus produtos para que sejam vendidos por um terceiro, há a grande vantagem em não precisar começar do zero todo o processo de vendas, com a conquista de clientes, sem falar nos altos investimentos que são necessários até que se possa obter lucro. 

Quais as vantagens da venda consignada?

  • Não há dúvidas que haverá um grande aumento no índice de vendas dos produtos, pois o fabricante os estará exibindo em um ponto onde já existem clientes fixos e novos clientes diariamente.
  • Para quem revende os produtos, há uma grande vantagem em poder devolver o que não foi vendido, não obtendo prejuízos com os produtos que sobram de coleções passadas.
  • fabricante pode focar o seu trabalho integralmente na criação e aprimoramento de seus produtos, não precisando se preocupar com o processo de venda.
  • Quem fará a venda do produto pode estabelecer qual o preço final a ser cobrado por ele, podendo aumentar o seu lucro, já que o valor a ser repassado ao fabricante é combinado antecipadamente.
  • A venda consignada é uma das melhores maneiras de expandir o seu negócio, divulgando a sua marca no mercado e conquistando novos clientes.
  • A empresa que faz a revenda tem como diversificar e ampliar a sua linha de produtos, o que sempre chama a atenção de novos clientes.

Como controlar as vendas consignadas através de um sistema ERP?
Vender em consignação é de fato um bom negócio e pode ser altamente lucrativo e vantajoso para fabricantes e revendedores, mas você já se perguntou como deve ser o controle de vendas e de estoque, o faturamento e comissões para que tudo não acabe em dor de cabeça? Como você fará o controle destas vendas quando seu produto estiver sendo revendido por 4 ou 5 empresas ou representantes diferentes? 

Portanto, você deve considerar a possibilidade de utilizar um sistema ERP para administrar as vendas e fazer o controle de estoque de forma segura e automática. A partir do momento que você trabalha com mais do que um revendedor de seus produtos, você estará exposto a inúmeras possibilidades de acontecimentos inesperados. Como por exemplo, devoluções totais ou parciais ou novos pedidos de mais unidades de um determinado produto em lojas diferentes de uma mesma empresa…. Enfim, somente com um sistema ERP bem administrado é que se pode obter o pleno controle de suas vendas consignadas, evitando prejuízos.

Um sistema de ERP é capaz de fornecer todos os dados e estatísticas de suas vendas, além de levantamentos a respeito de como andam as vendas em empresas específicas, informações fundamentais para manter a viabilidade da operação.

Quer conhecer todos os benefícios que um sistema ERP pode fazer por suas vendas em consignação? Entre em contato com a VerUP para saber mais detalhes!

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