SIM, e vamos apresentar algumas práticas de mercado para te ajudar a gerar campanhas para vender mais. 

Criar campanhas promocionais não significa necessariamente dar descontos. É claro que todo consumidor ama descontos e não importa de quanto, mas existem outras formas de atrair e vender além dos descontos, por isso sempre é viável formatar campanhas utilizando gatilhos mentais que geram o desejo de consumo e vale destacar que todos nós somos suscetíveis a eles e com certeza já compramos por impulso. 

Gatilhos mentais 

Primeiramente, vamos entender o que eles são. De forma resumida, os gatilhos mentais são ações externas capazes de provocar reações no ser humano, muitas delas prazerosas e outras nem tanto assim, ou seja, são estímulos que agem diretamente no cérebro. 

A ciência afirma que o nosso cérebro é complexo e repleto de mistérios e a psicologia nos ajuda a entender que o ser humano, em geral, é movido por suas paixões, desejos e emoções para só depois buscar a racionalidade afim de justificar as suas atitudes. Podemos dizer que os gatilhos mentais são despertadores de emoções e o nosso desafio é utilizá-los ao nosso favor, então temos que aplicá-los no marketing para vender mais. Alguns dos gatilhos mais utilizados em vendas são: 

• Urgência 

Gatilho muito utilizado na Black Friday, por exemplo, significa que a compra tem que acontecer agora, já, nesse momento. Não se pode deixar para depois para não perder a oportunidade e a oportunidade sempre parece ser de outra galáxia. Algumas frases muito utilizadas são: “Só hoje”, “Só até amanhã”, “só esta semana”, “última chance” etc. 

• Escassez 

Em geral está ligado com a urgência da compra e força o consumidor a não deixar para depois. Se os motivos anteriores não foram o suficiente, apela-se para a falta do produto e a frustração do “acabou” ou “não deu tempo”, então temos algumas das frases gatilhos: “Apenas em quanto durarem os estoques”, “Apenas 1 peça disponível”, “Frete grátis para os primeiros 10 compradores” etc. 

• Autoridade 

Gatilho em constante movimento e deve ser atualizado sempre. Geralmente ele se aplica às ações que levam o consumidor a ter certeza de que o produto é bom, de que vale muito a pena, ou até mesmo, porque tal pessoa usa. Nesse sentido, as marcas de moda têm utilizado o peso de “influencers”, artistas, “Youtubers” e pessoas renomadas e conhecidas para reforçar seus produtos. No caso dos serviços, sempre com a exposição dos resultados: “satisfação garantida ou seu dinheiro de volta”, “99% dos clientes aprovam” e por aí vai. 

• Prova social 

Hoje em dia a informação é acessível para todos, por isso as redes sociais também fazem parte dos canais de atendimento das empresas e a agilidade das respostas, a qualidade do atendimento e a “postura social” dizem muito sobre a sua empresa e como ela vê o consumidor. E vamos combinar que ninguém gosta de receber reclamações, certo?! Utilize a favor da sua loja as estrelas de recomendação, os índices de satisfação do consumidor e até mesmo os fatores negativos, então ainda que tenha um alto volume de atendimentos no SAC (serviço de atendimento ao consumidor), por exemplo, faça-os eficientemente positivos: “100% das solicitações atendidas”, “99% das respostas em até 5 minutos”. Um outro artifício importante desse gatilho é a sugestão de compra: “Quem comprou esse, também comprou este” “Esse combina com o outro” etc. 

• Novidade 

Quem não gosta de novidades? Comprar produtos no lançamento é um desejo que todos nós temos ou tivemos em algum momento da vida. Por isso que a moda explora muito esse gatilho inclusive no seu ciclo de compras ou produção. Não importa qual é o seu ciclo de coleções, por estação, quinzenal, mensal, bimestral etc. a palavra “lançamento” sempre terá um peso considerável, então explore isso! 

É importante reforçar que todas as frases e gatilhos que você utilizar, façam realmente parte de uma campanha, sejam autênticos, para não cair em descrédito e perder a força do gatilho, pois o consumidor sempre se lembrará que na sua loja ele pode conseguir tudo o que foi ofertado, mesmo depois da campanha. 

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Campanhas 

Finalmente, falando delas você poderá utilizar os gatilhos para criar campanhas que façam a sua empresa vender mais e como dissemos no início desse artigo, dar descontos não é obrigatório. 

• Cashback 

“Dinheiro de volta” – Esse tipo de campanha ganhou especial relevância a partir dos aplicativos de delivery, transportes e serviços e é, hoje em dia, uma das formas mais eficazes de converter novas vendas, pois é tangível ao consumidor. Quando recebemos um SMS com a mensagem: “R$15,00 na próxima compra” automaticamente fazemos o cálculo de quanto isso representa no bolso. 

Oferecer Cashback significa dar desconto? Não exatamente, pois ele pode vir acompanhado de outra regrinha, por exemplo: “R$15,00 de desconto em compras a partir de R$200,00”, ou seja, você incentiva o consumidor a gastar mais em troca de um “dinheirinho de volta”.  

Você tem outras formas para oferecer o Cashback: na primeira compra “R$20,00 de crédito na sua primeira compra” ou para a próxima compra “R$30,00 de crédito para a sua próxima compra” e você também pode determinar período de duração para gerar o Cashback, bem como para gastá-lo (novamente os gatilhos mentais sendo utilizados nas campanhas). 

• Aniversariantes 

Aqui você pode combinar duas táticas para vender mais oferecendo Cashback para os aniversariantes do mês. Todos nós amamos ser paparicados e é muito legal receber felicitações e presentes no dia do aniversário, por isso esse tipo de campanha também é muito utilizada. “R$50,00 de crédito para consumir no mês do seu aniversário”. Além disso, você pode oferecer um brinde, um prêmio, um presente entre tantas outras coisas legais para fazer o consumidor se sentir especial e comprar, seja na loja presencialmente ou na sua loja virtual. 

• Lançamentos 

Campanhas de lançamento de um novo produto ou uma nova coleção sempre são atraentes e aguçam o impulso da compra, então você pode usar muitos artifícios para vender mais. Envie uma mensagem personalizada para aquela cliente especial que sempre compra nos lançamentos ou convide os clientes VIP para um coquetel de lançamento. 

Em tempos de pandemia, como estamos vivendo e com o distanciamento social, promova Lives nas suas redes sociais e uma ideia bem legal que muitas marcas já utilizaram é oferecer um prêmio, um brinde, ou até mesmo um Cashback para quem participar ao vivo. 

• Datas festivas 

As campanhas festivas são sempre muito bem-vindas e muito esperadas também. Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Natal são datas mega exploradas justamente porque consumimos mais nesses períodos. 

Em algumas regiões é comum campanhas no dia comemorativo das profissões, então por exemplo, uma loja de roupas sociais masculinas pode fazer campanhas nos dias do advogado e do juiz que marcam exatamente as pessoas que usam roupas sociais. Da mesma forma, uma loja de roupas femininas pode fazer campanhas para o dia da mulher, o dia da secretária etc. 

Claro que não podemos deixar de mencionar que o seu sistema de gestão deve ser apto para promover e gerir campanhas, seja de forma nativa ou até mesmo integrando com plataformas de CRM. 

Use e abuse da sua criatividade, afinal isso você tem de sobra, e promova campanhas relevantes para o público-alvo da sua marca ou da sua loja e venda mais

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