fbpx

3 motivos para sua empresa se livrar das planilhas financeiras e migrar para um sistema ERP

As planilhas financeiras já foram consideradas a melhor opção na hora de gerir as finanças e administrar os estoques de uma empresa, mesmo apesar de muitas vezes ser necessário consultar várias planilhas ao mesmo tempo para extrair uma simples informação. Da década de 80, quando surgiram as planilhas, até hoje houveram muitos avanços e implementações de recursos, mas mesmo assim, continuam sendo planilhas avulsas. Hoje em dia não há necessidade alguma em ter que depender de um sistema de gerenciamento financeiro e administrativo tão obsoleto e trabalhoso como as planilhas financeiras.

A tecnologia evoluiu e com ela surgiram novos métodos e novas plataformas que visam reunir todas as informações necessárias para gerenciar uma empresa, em um só lugar. Facilitando o trabalho, diminuindo os custos de mão de obra, aumentando a produtividade da empresa, além de poupar um precioso tempo dos funcionários. Se a sua empresa ainda utiliza planilhas como forma de administrar suas finanças e o seu controle de estoque, separamos uma lista com 3 benefícios que um sistema ERP pode oferecer e lhe fazer mudar de ideia. Confira!

1. Economia em mão de obra

As planilhas financeiras podem inicialmente aparentar não ter nenhum custo, mas a realidade não é bem essa. É necessário um investimento relativamente alto em mão de obra para se operar as planilhas. São precisos funcionários extremamente atentos para revisarem manualmente, e a olho, planilha por planilha da empresa. Sem falar que a falha humana é uma questão a ser considerada, pois de fato toda empresa está sujeita a esse fator

A mesma informação que poderia levar até mesmo horas para ser levantada através das planilhas financeiras, poderá ser obtida em questão de segundos em um sistema ERP, e o melhor: sem nenhuma margem de erro.

2. Controle de estoque automatizado

O estoque da sua empresa é um patrimônio, seja de produtos ou de matérias-primas, e tem seu valor financeiro, portanto movimentá-lo é o mesmo que movimentar dinheiro no departamento financeiro e quando o controle de estoque é realizado através de processos não automatizados como planilhas, por exemplo, dificilmente ele será feito de forma rigorosa e conseguirá indicar os números com exatidão. Pois é necessário que o inventário seja feito sempre e manualmente para tentar não perder o controle do que foi movimentado versus a quantidade que sobrou.

Já em um sistema ERP, o estoque é integrado ao sistema de vendas de uma determinada loja, ou centro de distribuição, por exemplo. A cada venda realizada, o sistema ERP baixa um produto do estoque em tempo real, e a cada nova remessa de produtos que chegarem à empresa basta confirmar a entrada dos itens ao sistema e o estoque será atualizado recebendo exatamente o que foi pedido. Isso diminui em grandes porcentagens a possibilidade de incidências de falhas humanas, além de fornecer dados para uma auditoria de estoque.

3. Aumento da receita

Dentre as vantagens existentes em um sistema ERP, está o aumento da receita de uma empresa. Com a evidente diminuição de falhas humanas por conta da automatização do estoque e a facilidade e precisão na localização de informações, também é possível prever reposições de estoques e controlar melhor o fluxo de produção e compras e a gestão financeira, o que consequentemente irá elevar o desempenho e a produtividade da empresa além de poupar gastos e evitar prejuízos desnecessários. Assim você terá mais tempo para focar nos produtos e na estratégia comercial e com isso, projetar o aumento de receita na sua empresa.

Afinal, como se livrar das planilhas financeiras?

A melhor e mais viável solução para migrar todo o esquema administrativo da sua empresa, das planilhas financeiras para um sistema mais eficiente, automático, prático e moderno, é através de um sistema ERP. Entre em contato com a VerUP e saiba mais a respeito! Você verá que as planilhas financeiras são ferramentas ultrapassadas e amarram o seu negócio. A produtividade de sua empresa será elevada exponencialmente através de um sistema integrado de gestão.

Já trabalha com um sistema ERP? Conte sua experiência para nós.

NÓS LIGAMOS PARA VOCÊ