fbpx

Como garantir o sucesso da gestão financeira da minha empresa?

Sua empresa tem dificuldade em manter um fluxo de caixa positivo? O capital de giro é insuficiente para manter as atividades operacionais diárias? Cuidado: a saúde financeira do seu negócio pode estar em perigo!

Na correria do dia a dia muitos gestores acabam deixando de lado o controle das finanças e o resultado acaba não sendo dos melhores – comprometimento das vendas, estoque, matéria-prima, recursos humanos e todo o ciclo produtivo.

Os recursos que entram no caixa devem ser o suficientes para honrar com os compromissos, manter uma margem de lucratividade e equilibrar os gastos. E isto só é possível através de um bom controle financeiro que avaliará o que ocorreu com o seu capital no passado e irá gerar informações para entender o que está acontecendo com ele no presente.

É através de uma boa gestão financeira empresarial que o gestor pode identificar possíveis falhas, despesas desnecessárias, remanejar aplicações e processos que possam gerar uma melhor eficiência produtiva e obter maiores rendimentos.

Por isso, elaboramos algumas dicas para garantir o sucesso da gestão financeira da sua empresa. Fique de olho no nosso post de hoje!

1. Controle todo o dinheiro que entra e sai empresa

É preciso criar o hábito de registrar todas as movimentações financeiras presentes ou futuras no momento que elas ocorrerem. Contas a pagar e a receber, cartão de crédito, duplicatas, carnês ou qualquer tipo de transação devem ser efetivadas e devidamente classificadas.

Além de manter um registro é preciso classificar cada movimentação financeira a partir de categorias – uma forma de agrupar as despesas e receitas que pertençam a mesma família para simplificar o entendimento e uma boa gestão do fluxo de caixa.

2. Separar as contas pessoais das contas da empresa

As contas da empresa jamais devem se misturar às suas contas pessoais! Separando o orçamento familiar das finanças do seu negócio é possível saber com mais facilidade qual o real lucro da sua empresa, quais os resultados que os investimentos estão gerando e poderá realizar projeções para o futuro.

Muitos empresários levam seus próprios negócios à falência por realizarem retiradas mensais da empresa muito além do que a companhia pode suportar – ação que não garante a saúde financeiro do negócio.

A dica aqui é definir um pró-labore que seja adequado a realidade do seu negócio, manter contas correntes separadas – uma para o empreendedor e outra para a empresa – e separar as despesas domésticas das empresariais.

O importante é manter muito bem separado o que é gasto com a empresa e o que é gasto com as despesas pessoais.

3. Fique de olho no orçamento e investimentos

Manter o orçamento organizado e controlado é a premissa básica de uma boa gestão financeira. É preciso saber o quanto a empresa está devendo, como fará para quitar as dívidas e se tem a possibilidade de negociação com o credor.

Avaliar o orçamento e os investimentos é um passo fundamental para um planejamento financeiro eficiente. Se a empresa está pensando em comprar novos maquinários ou produtos ou mesmo modernizar ou expandir as instalações, é no orçamento que o gestor poderá encontrar todas as respostas. Por isso, coloque todas as informações financeiras na ponta do lápis para não ter surpresas futuras desagradáveis.

4. Utilize um sistema de gestão financeira 

Utilizar planilhas de Excel ou mesmo anotações manuais já não se enquadram mais na realidade das empresas. Empreendedores têm investido em soluções automatizadas para obter informações mais enxutas e de fácil acesso.

Ao utilizar um software de gestão financeira online é possível manter um controle mais eficiente de todas as movimentações da empresa, integrados com todos os setores e, melhor, disponíveis para serem acessados de qualquer dispositivo, a qualquer hora e sem correr o risco de erros ou falhas, já que tudo fica armazenado em nuvem – 100% seguro.

Utilizando um sistema de gestão financeira online é possível gerar relatórios, estabelecer métricas de desempenho, acompanhar o fluxo de caixa em tempo real, identificar problemas de insuficiência de caixa e ter maior controle de todas as movimentações financeiras do negócio.

Nosso post foi útil? Quer saber mais? Entre em contato conosco!

NÓS LIGAMOS PARA VOCÊ

Iniciar Conversa
Quero falar com a VerUP
Olá,
Esse canal é exclusivo para assuntos comerciais de segunda à sexta-feira das 9h as 17h. Por favor, aguarde para ser atendido(a).

Se você já é cliente: Não esqueça de consultar o help clicando no botão "Ajuda" disponível em todo o ERP Audience VerUP. Se persistir a sua dúvida, acesse os nossos canais exclusivos para clientes de segunda a sexta-feira das 8h30 as 17h30.