fbpx

5 dicas essenciais de gestão de estoque para o seu negócio

Gerir o estoque parece uma atividade simples, até que você vende um produto que não tem mais ou percebe que existe uma estante abarrotada de itens parados, sem saída. É aí que começam as preocupações com a gestão do estoque, o que está dando errado, quem foi que cometeu a falha, como reorganizar e manter tudo sob controle para não encarar a mesma situação de novo.

Constatou alguma semelhança ou já passou por uma situação dessas? Saiba o que fazer para não cair nessa armadilha de novo!

Tenha um sistema de gestão de estoque 

Esse é o elemento mais importante de toda a gestão do estoque: um sistema que otimize os processos, mantenha todas as informações registradas e seguras e proporcione agilidade na atualização dos dados.

Não precisa ser um sistema complexo, só precisa ser uma ferramenta que permita que você gerencie os produtos armazenados de maneira eficiente, garantindo que as falhas não ocorram mais. Por isso, preze por soluções nacionais, de fácil acesso ao fabricante e que tenham suporte disponível enquanto você estiver operando seu estoque.

Defina os processos para gestão do estoque

A simples aquisição de uma tecnologia não garante que a gestão do estoque seja feita da forma certa. Para que as pessoas aprendam a usar o sistema de gestão de estoque e realizem as atividades conforme elas devem ser feitas, você precisa definir os processos e treinar as pessoas para a correta utilização do sistema.

Definir processos é simples, você só precisa identificar o passo a passo de como as atividades devem ser realizadas e registrá-lo em um fluxo de trabalho, para melhor compreensão de todos. Depois de definidos os processos, reúna sua equipe e treine-a para proceder conforme as instruções.

Trabalhe com previsão de demandas

Antes de lotar o estoque com produtos que você não sabe quando vão ser vendidos, faça previsões de demanda, baseando-se no seu histórico de vendas. Quantos produtos A você vendeu, em média, nos últimos 12 meses? E quantos produtos B?

Compre os produtos dos fornecedores de acordo com essas previsões, a fim de ter estoque suficiente para atender às necessidades dos consumidores, mas sem empatar o seu capital de giro sem necessidade.

Prefira estoque enxuto

Um estoque enxuto é aquele que tem a quantidade certa de produtos para atender à demanda dos clientes, sem deixar que falte nada. Para manter seu estoque desta forma, basta realizar um controle rigoroso, acionando os fornecedores ou a produção quando a quantidade mínima de produtos for atingida.

Vale lembrar que quando está chegando o fim da estação nem sempre é vantajoso repor o estoque, já que você terá que mudar a coleção.

Faça uma auditoria no estoque regularmente

Auditar o estoque é fazer um levantamento das peças que estão armazenadas, a fim de manter um controle rigoroso sobre o que está sendo vendido. Ao realizar uma auditoria, você é capaz de comparar com seus controles de vendas e assim reduzir a quantidade de falhas operacionais, como lançamentos equivocados.

Outro benefício em relação à auditoria de estoque é que você pode identificar as peças que estão muito tempo paradas e realizar promoções, movimentando o fluxo de consumidores e também seu fluxo de caixa.

Viu como não é difícil fazer a gestão do estoque? Você tem alguma ideia a acrescentar o gostaria de perguntar algo? Fique à vontade, entre em contato conosco!

NÓS LIGAMOS PARA VOCÊ