fbpx

Chegou o momento de aumentar a produção

No mundo globalizado, ganha mais quem tem a maior produção de bens escassos com o menor custo. Além disso, produção em série diminui o custo de fabricação de cada peça, fazendo com que a quantia ganha por produto seja maior que o das concorrentes. Para que esse aumento de produtividade seja possível, muitas empresas adotam um sistema chamado ERP (Enterprise Resource Planning – Sistemas de Gestão Empresarial, em português).

O que é o ERP?

O ERP é um software que unifica todos os sistemas de gestão de uma empresa. Através dele é possível controlar contas a pagar, analisar desempenho da indústria, controlar vendas e logística de entregas, gerenciar impostos entre outros. Segundo pesquisa, 10% de todas as empresas que implantam o ERP, fazem isso com o objetivo de facilitar o trabalho dos seus funcionários, e isso acontece devido a facilidade para utilizar o sistema. 

Por que o Sistema de Gestão Empresarial deve ser implantado?

  • Diminuição de custos – Um sistema de ERP otimiza, organiza e melhora os procedimentos da empresa,reduzindo as perdas e  evitando o “retrabalho” dos envolvidos.
  • Integração entre os departamentos – É possível que o departamento de marketing fique atento às vendas, podendo criar um feedback mais realístico sobre quais campanhas funcionaram melhor para aumentar as vendas. Isso pode ocorrer sem a necessidade de abrir novos chamados, apenas verificando informações do sistema.
  • Facilita a tomada de decisões – No momento em que um diretor tem que tomar uma decisão que pode afetar várias áreas, é possível obter informações de todos os departamentos com agilidade. Dessa forma, erros nas decisões são minimizados.

Como esse sistema pode ser útil para confecções?

Na Fabricação de vestuário, calçados ou mesmo acessórios, é importante que a utilização dos recursos seja maximizada, ou seja, que evite tempo ocioso dos funcionários. Também é necessário calcular corretamente o esforço requerido para produzir cada peça de vestuário ou calçado.

Com esse cálculo pode-se prever a quantidade produzida por cada funcionário. Caso a quantidade esteja baixa em relação ao benchmarks, ou seja, ao modelo ideal de mercado, pode-se procurar automatizar a produção, facilitando o trabalho dos costureiros e ampliando a produção.

Com um sistema integrado é possível organizar pedidos e controlar estoques para que nunca faltem as mercadorias necessárias para a produção. Também é possível calcular a logística de entrega dos produtos, tendo certeza do cumprimento dos prazos estipulados.

Como acertar na implementação do ERP?

Para que a implementação funcione de forma correta é preciso pensar na engenharia de processos da sua empresa. Além disso, conhecer e aprender sobre a utilização do sistema com uma empresa que já o implementou pode auxiliar no processo. Alavanque a capacidade de mudança organizacional, começando pela cultura da empresa. 

Com todas as métricas presentes em um mesmo lugar, é possível aumentar a produtividade e também a lucratividade, diminuir falhas de comunicação e ter as informações necessárias para tomar decisões. Ter orçamentos, controle de contas a pagar e a receber, gestão de estoques no mesmo sistema, diminuindo dessa forma os processos manuais e os possíveis erros presentes no processo. 

Está precisando aumentar a produtividade da sua confecção? Fale com a VerUP e vamos lhe mostrar como aumentar seus lucros e diminuir suas despesas fixas!

NÓS LIGAMOS PARA VOCÊ