fbpx

Qual o ERP ideal para minha empresa?

O dinamismo atual dos mercados faz com que as empresas busquem ferramentas para ajudá-las a adaptar-se a essas demandas, a fim de se tornarem competitivas.

Para tanto, é possível, por exemplo, otimizar os custos de produção e de comercialização, os custos administrativos, melhorar o tempo de resposta para os clientes e aumentar constantemente a produtividade.

Um sistema de gestão ERP Enterprise Resource plannig ) permite controlar de forma eficiente todas as operações comerciais, contábeis e financeiras da sua empresa, evitando a duplicação de dados e a obter informações que serão transformadas em conhecimento que será aplicado para melhorar as operações de planejamento e de negócios estratégicos, o que aumentará a competitividade do seu negócio.

Mas, dentre tantas opções, como selecionar o melhor sistema de ERP para a minha empresa? A resposta é baseada uma série de perguntas e respostas. É necessário examiná-las para evitar riscos e alcançar os propósitos e os benefícios de um sistema de ERP:

Quando a minha empresa precisa de um sistema de gestão ERP?

A primeira coisa que a empresa deve entender é que este tipo de software não está reservado apenas para as grandes empresas. Não é preciso um alto volume de negócios, um grande número de funcionários contratados, ou um processo de logística complexo para ter um ERP.

Toda empresa que tem que administrar diferentes áreas como contabilidade, estoque, transporte e gestão de nota fiscal, terá a necessidade de uma organização mínima. Obviamente, quanto menor a empresa em termos de volume de negócios, menos necessário é o ERP. Mas como um negócio leva tempo para ser consolidado, ou para fazer um grande número de transações, é essencial ter um ERP para automatizar as tarefas.

Em que setor a sua empresa está atuando?

Considere o setor em que sua empresa pertence ao escolher entre um sistema de ERP horizontal ou vertical (por medida). Nos últimos anos têm surgido vários tipos de sistemas de ERP especializados em setores como logística ou recursos humanos, que estão mais de acordo com as necessidades do negócio.

Qual é o tamanho da sua empresa?   

Existem sistemas de gestão de recursos não só para as grandes empresas, mas para qualquer tipo de negócio. No entanto, é necessário levar em conta o tamanho da sua organização para escolher uma solução adequada para a empresa.

Quantos empregados irão usar a solução ERP? 

Obviamente, um sistema de gerenciamento seria tecnicamente mais interessante se permitir que muitos funcionários o usem. Também é importante considerar que tipo de acesso ao sistema de ERP a empresa precisa, por exemplo, os funcionários devem acessar o sistema através de um smartphone, locais isolados ou em seu próprio computador portátil?

O ERP pode ser mais ou menos complexo, isso varia de acordo com as necessidades da empresa. Por exemplo, um ERP pode também incluir um CRM , o que permite que a empresa se concentre em estudar como aumentar a satisfação do cliente e como controlar a qualidade dos seus produtos e serviços para melhorar a experiência do cliente. Tudo vai depender de seu objetivo!

Que tal apostar em sistemas ágeis, estáveis e flexíveis e garantir uma empresa mais produtiva? Conheça as soluções VerUP.   

NÓS LIGAMOS PARA VOCÊ