fbpx

Como praticar a sustentabilidade na indústria têxtil?

Todas as nossas ações provocam um impacto no meio ambiente. Conscientes disso, muitos setores buscam alternativas para minimizá-lo. Diante da pressão social e de organizações ambientais, têm surgido algumas soluções para contribuir com a prática da sustentabilidade na indústria têxtil. 

E a sua empresa, se preocupa em adotar práticas sustentáveis? Você sabia que, além de fundamentais para o meio ambiente, elas também são muito vantajosas para o negócio?

Se você se interessa pelo tema e quer descobrir como o cuidado com o planeta pode potencializar seus lucros, confira algumas informações importantes sobre o assunto que reunimos a seguir:

A importância da sustentabilidade na indústria têxtil

Economia de recursos e matéria prima

Frequentemente vemos uma ênfase na reutilização e reciclagem, mas as pessoas se esquecem de que um dos cinco Rs da atitude sustentável é a redução

Isso significa que as empresas (e aí está incluída a indústria têxtil) devem orientar seu processo produtivo e seus funcionários para evitar o desperdício de recursos. A economia vale para a água, energia, tecidos e outros suprimentos. 

Além do benefício para o meio ambiente, essa atitude contribui para a redução dos custos operacionais, o que promove a saúde financeira da empresa. Ela também promove o controle da compra de materiais e faz com que a indústria aprenda a gerenciar seus recursos de forma inteligente, tornando o negócio mais produtivo e competitivo.

Melhora na reputação da marca

Os processos envolvidos na reciclagem e reaproveitamento de materiais geram um resultado social significativo. Eles promovem geração de renda para pessoas desfavorecidas. Atualmente, a sociedade está de olho nesse tipo de iniciativa, que impacta positivamente na imagem de uma marca

Uma indústria ambiental e socialmente responsável conquista o respeito e confiança do mercado, o que pode se tornar um diferencial competitivo muito importante. 

Como praticar a sustentabilidade na indústria têxtil

Depois de entender como o negócio pode se beneficiar, é fundamental descobrir como isso funciona na prática. A seguir, selecionamos algumas alternativas para uma indústria têxtil sustentável: 

Adotar o modelo da economia circular

O atual modelo de gestão de recursos — extração, fabricação, resíduos — se tornou insustentável. A situação do planeta pede a adoção de princípios de economia circular, em que os recursos são valorizados e projetados para serem completamente reutilizados ou reciclados.  

Um exemplo é a reciclagem de tecidos, um processo conhecido também como fiação. Ele reutiliza os tecidos descartados para a fabricação de novos fios. Esse material renovado pode ser utilizados pela indústria, poupando a natureza do descarte de resíduos e da extração de mais recursos naturais.

Parceria com fornecedores responsáveis

Especialistas afirmam que a preocupação com o meio ambiente exige um cuidado com a produção têxtil que vai desde a colheita do algodão até a utilização do consumidor. Isso envolve o cuidado com a utilização da água, uso de pesticidas e a emissão de dióxido de carbono nas áreas de cultivo.  

Por isso, a indústria deve priorizar o relacionamento com fornecedores que conduzem esse processo de forma consciente e evitam ou possuem um plano para abolir gradualmente essas práticas. 

Valorização da durabilidade

Uma das principais ameaças ao meio ambiente é o consumo desenfreado. Para combater esta mentalidade, a indústria têxtil precisa fomentar uma nova maneira de pensar.

Para isso, ela precisa criar estratégias para deixar o modelo atual, baseado na obsolescência programada, para criar uma mentalidade voltada para princípios como a durabilidade e reciclagem. 

Utilização de materiais com menor impacto ambiental

Outra opção válida é trocar os materiais convencionais por tecnologias que têm sido desenvolvidas com a finalidade de minimizar os impactos no meio ambiente.

Atualmente, há iniciativas no sentido de criar tecidos e matéria-prima para a indústria de calçados e vestuário a partir de materiais normalmente descartados pela sociedade, como garrafas pet, jeans velhos e redes de pesca retiradas dos oceanos. 

Entendeu como a prática da sustentabilidade na indústria têxtil pode se tornar realidade e favorecer o seu negócio? Quer ter acesso a outros conteúdos como esse? Então assine nossa newsletter e receba informações exclusivas diretamente em seu e-mail!

NÓS LIGAMOS PARA VOCÊ

Iniciar Conversa
Quero falar com a VerUP
Olá,
Esse canal é exclusivo para assuntos comerciais de segunda à sexta-feira das 9h as 17h. Por favor, aguarde para ser atendido(a).

Se você já é cliente: Não esqueça de consultar o help clicando no botão "Ajuda" disponível em todo o ERP Audience VerUP. Se persistir a sua dúvida, acesse os nossos canais exclusivos para clientes de segunda a sexta-feira das 8h30 as 17h30.