fbpx

Conheça as melhores práticas para otimizar a produção da sua confecção

Em um momento tão delicado como o que o mercado brasileiro vive atualmente, as confecções de vestuário, calçados e acessórios estão se esforçando para manter a competitividade e retomar o crescimento. Uma das estratégias utilizadas pelos gestores é a otimização da linha de produção.

Mas para executar essa estratégia de maneira correta e ter sucesso é preciso seguir algumas práticas recomendadas. Pesquisas de mercado e das necessidades internas, planejamento da produção, padronização dos processos, monitoramento e controle dos resultados são algumas das principais.

Como otimizar a produção da sua confecção

Pesquisar as reais necessidades do negócio

Antes de adotar uma tecnologia e/ou metodologia diferente, busque entender do que a empresa realmente precisa. Isso vai exigir uma pesquisa de mercado a fim de compreender o que vem sendo feito, quais são as boas práticas e o que deverá ser aperfeiçoado.

Com base no resultado da pesquisa, deve-se olhar para dentro do próprio negócio e identificar o que pode ser aprimorado no processo.

Basicamente, as necessidades se resumem em contratação de mão de obra qualificada, adoção de novos métodos e tecnologias, melhor aproveitamento dos recursos utilizados e aumento da qualidade dos produtos e serviços.

Planejar a produção conforme a demanda

O próximo passo é planejar a produção para atender adequadamente os períodos de alta e baixa. Ambos merecem atenção, pois em épocas de alta demanda, se não houver produtos suficientes, a empresa perde dinheiro. Já nos períodos de baixa nas vendas, a empresa precisa reduzir o volume de compras para não sobrar estoque e comprometar o dinheiro do caixa.

Para resolver isso, avalie o histórico de vendas da confecção e identifique os períodos-chave. Agora é só projetar as vendas futuras, considerando um percentual de aumento (de acordo com as tendências), e programar encomendas de maneira coordenada. Assim, a produção não para nunca e atende ao mercado em todas as épocas.

Padronizar os processos operacionais

Se a maior parte do esforço produtivo ainda for manual, o ideal é que se estabeleça um padrão para as operações. Ao fazer isso, as tarefas passam a ser executadas igualmente por todos e de forma repetitiva. Logo, haverá uma memorização das etapas por parte dos colaboradores, tornando as práticas uma rotina.

O ideal é que, para otimizar a produção da confecção, sejam avaliadas as tarefas que podem ser automatizadas, adicionando a tecnologia aos poucos. Além de reduzir custos com mão de obra, processos automatizados limitam o índice de falhas humanas, diminuem o desperdício de materiais e melhoram a qualidade dos produtos acabados.

Monitorar a produção em tempo real

Outra prática recomendada para a otimização da produção é o monitoramento e a controle da produção em tempo real. Isso é importante para atestar se há compliance (conformidade) com os padrões estabelecidos e evitar o descumprimento de ordens.

O monitoramento em tempo real também ajuda a identificar mais rapidamente possíveis desvios na produção. Com o acompanhamento em tempo real, o gestor pode descobrir o que não está fluindo e corrigir os problemas, retomando o rumo da produção.

Usar a tecnologia a seu favor

Não tem como falar em otimização de processos sem falar em Business Intelligence. Todas as etapas mencionadas nos tópicos acima podem ser colocadas em prática sem um software de gestão, mas o trabalho e o gasto de tempo serão enormes.

Por outro lado, ao contar com um software de gestão específico para a confecção, essas estratégias serão aplicadas mais rapidamente e de maneira bem simples e intuitiva. Além disso, um ERP para confecções entrega benefícios que podem ajudar o seu negócio a elevar o patamar gerencial. Conheça as principais vantagens abaixo:

  • gera mobilidade, possibilitando que as informações sejam acessadas de forma remota;
  • permite o acompanhamento de tarefas em tempo real;
  • gera relatórios gerenciais completos e personalizados;
  • integra todos os departamentos da empresa;
  • facilita o acesso ao histórico de operações.

Agora ficou mais fácil assumir o controle da empresa e otimizar a produção da confecção com essas dicas. Pronto para começar? Então, entre em contato com a gente agora mesmo e veja como podemos ajudar!

NÓS LIGAMOS PARA VOCÊ

Iniciar Conversa
Quero falar com a VerUP
Olá,
Esse canal é exclusivo para assuntos comerciais de segunda à sexta-feira das 9h as 17h. Por favor, aguarde para ser atendido(a).

Se você já é cliente: Não esqueça de consultar o help clicando no botão "Ajuda" disponível em todo o ERP Audience VerUP. Se persistir a sua dúvida, acesse os nossos canais exclusivos para clientes de segunda a sexta-feira das 8h30 as 17h30.