fbpx

Conheça 3 tendências de tecnologia para indústria de vestuário

A indústria de vestuário e o mercado de moda estão cada vez mais centrados no ambiente digital. Os bons gestores da área já perceberam isso e sabem que precisam sair do estágio mais básico de e-commerce e relacionamento online se desejam se destacar. Afinal, a tríade moda, ciência e tecnologia promete muitas possibilidades para serem exploradas nas próximas temporadas.

Não fique por fora e conheça 3 das principais tendências de tecnologia para indústria de vestuário que impactarão o mundo da moda. Conheça!

Tecnologia wearable

O termo surgiu quando a toda poderosa Apple surpreendeu o mundo ao anunciar que, após o iPod, o iPhone e o iPad, o próximo dispositivo a ser lançado no mercado pela companhia seria um relógio de pulso.

Ele traria todas as funcionalidades já apresentadas pelos dispositivos móveis, com o diferencial de, por ser usado literalmente colado ao corpo, ser capaz de monitorar os batimentos cardíacos do usuário, sua pressão, a movimentação do seu corpo e ainda deixar à mão, ou melhor, no pulso, toda a sorte de aplicativos do smartphone. Era o nascimento da “tecnologia vestível”.

Hoje, quando falamos de dispositivos wearable os chamados smartwatchs (relógios inteligentes) são apenas uma pequena faceta. A tecnologia já está sendo empregada em bonés, pulseiras, óculos e muitos outros itens de vestuário e acessórios.

Acredita-se que em breve viveremos uma tendência de roupas completamente produzidas com “tecidos inteligentes”.

Business Intelligence na tomada de decisões estratégicas

BI é como chamamos o processo de coleta, estruturação, análise, compartilhamento e acompanhamento de dados e indicativos que auxiliam e facilitam a gestão de negócios.

É um conjunto de indicadores, quadros, gráficos e painéis que transformam uma grande quantidade de dados brutos – muitas vezes, pouco úteis – em informações qualificadas que darão base a decisões estratégicas precisas e seguras.

Por meio do cruzamento de informações como o histórico de vendas e os níveis de matérias-primas em estoque os sistemas de inteligência de negócio são capazes de prever quais os insumos serão necessários para confecção de peças de reposição ou quando será necessário programar as próximas remessas.

Sistemas ERP para confecções

Enterprise Resource Planning, ou Planejamento de Recursos Empresariais em uma tradução livre para a língua portuguesa, é um sistema que nasceu para auxiliar e otimizar o controle sobre todas as etapas de produção industrial de forma integrada.

Atualmente, os softwares de ERP especializados para empresas de moda vão além e já são capazes de integrar e controlar todas as áreas de uma confecção.

Na indústria de vestuário, bem como confecções de calçados e acessórios, os ERPs especializados podem ser utilizados para controlar:

Tudo isso centralizado em um único local, o que aumenta o poder de gestão dos donos da marca.

Essas são apenas algumas tendências em tecnologia para indústria de vestuário que, em breve, devem agitar o mercado. Outra tendência tecnológica que deve ganhar ainda mais força é o uso estratégico de serviços em nuvem. Quer saber mais? Não fique para trás e saiba o que é e como um serviço em nuvem pode ajudar a sua confecção!

NÓS LIGAMOS PARA VOCÊ