fbpx

Qual o melhor momento para planejar a troca do ERP?

Para a maioria das confecções de vestuário, calçados ou acessórios, o ciclo de atividades é baseado nas coleções, então o melhor momento para troca do ERP é no planejamento de uma nova coleção, pois todo o ciclo desde a criação, compras, programação da produção, entrega e faturamento, deve acontecer dentro do novo sistema de gestão. É claro que as empresas não são iguais, e cada qual tem suas particularidades que devem ser consideradas, desta forma, podemos dizer que a troca de coleção é apenas um ponto de partida. 

ERP e as metas de desenvolvimento empresarial

Para empresas que têm como objetivo o crescimento e a reorganização de processos é fundamental a avaliação do atual sistema de gestão. Se a tecnologia vigente não suporta a demanda, não acompanha o crescimento da marca, falta suporte do fornecedor e, frequentemente, gera retrabalhos, é hora de ligar o sinal de alerta. Estas dificuldades são claros sinais que exigem a reavaliação dos processos internos e, quase sempre, apontam para a troca do sistema de gestão. Não fazê-lo no momento certo, pode expor a estratégia a um grande risco, sob pena de afetar a competitividade e o posicionamento da empresa em seu segmento. 

O controle dos processos permite determinar o que pode atrapalhar ou auxiliar o crescimento da empresa e, principalmente, qual caminho facilita a troca de informações entre os setores. A tecnologia deve funcionar como facilitadora para acelerar e aumentar a segurança dos processos que vão gerar informações claras para as decisões estratégicas que promoverão o crescimento; 

É interessante notar que o ERP ajudará no controle de tarefas de sua confecção, bem como de suas lojas, e os dados gerados por ele são um reflexo da sua empresa, portanto deve estar alinhado com sua estratégia de negócios para que as questões conceituais e os novos rumos sejam definidos. 

Os indicadores

Um ERP não tem data de validade, mas é preciso perceber rapidamente quando uma tecnologia não atende mais às necessidades da empresa. Insistir na manutenção de um sistema ineficiente pode custar muito mais caro que a substituição por um novo ERP.

O mercado competitivo obriga as empresas a serem mais ágeis e a investirem cada vez mais na qualidade de seus produtos e serviços e também no atendimento aos clientes. Uma solução de ERP adequada para o seu negócio é indispensável, portanto, a mudança da plataforma de gestão deve partir de uma visão estratégica. Separamos alguns dos principais indicadores para você identificar e classificar seu atual ERP:

• O sistema atual é adequado para segmento de moda (vestuário, calçados e acessórios) e atente a todas as suas especificidades? 
• São necessárias muitas mudanças para adequar seu ERP ao seu negócio?
• Seu ERP acompanha o crescimento da sua empresa? 
• Além do ERP, sua empresa utiliza outros softwares, controles ou planilhas paralelas para reunir informações dos setores?
• Quando solicitado suporte ao fornecedor atual, a maior parte das consultas é sobre dúvidas ou limitações da ferramenta? 
• O atendimento é adequado e oferece a agilidade necessária para as soluções? 
• Atualizações de versões são consideradas como custos extras? 
• Quando uma nova versão é atualizada, os processos customizados causam impacto em sua operação? 

Esses indicadores podem ser a chave para sua decisão. Se não há uma resposta certa para cada questão apresentada, está na hora repensar e planejar a troca do seu ERP.

A utilização do ERP

De acordo com pesquisas realizadas pela consultoria americana Aberdeen Group, apenas 27,6% das funções disponíveis em um software ERP são utilizadas, o que significa que apenas as funções básicas são aplicadas pelas empresas. A falta de conhecimento dos recursos devido a um treinamento inadequado no momento da implantação ou falhas no suporte poderiam fazer uma grande diferença nos processos cotidianos. Cabe às empresas solicitarem suporte e orientação ao fornecedor para que as soluções do ERP sejam exploradas ao máximo. 

O cenário ainda é tímido no que diz respeito à gestão de software pelas empresas. De modo geral, tudo que estiver fora do padrão de gestão do ERP deve ser avaliado com uma pergunta: “Quais adaptações minha empresa precisa fazer para melhor aproveitamento do atual ERP?” Se a resposta for “muitas” é provável que você esteja utilizando um sistema inadequado para seu negócio. Então inverta a pergunta: “Quais adaptações meu ERP precisa ter para se adequar às rotinas da minha empresa?”. Assim você poderá avaliar se as particularidades de seu negócio justificam os serviços customizados e cobrados à parte pelo atual fornecedor de ERP, se um novo treinamento da equipe será suficiente para ajustar os processos operacionais, ou se a decisão mais adequada é buscar uma nova solução de gestão, especializada ao seu segmento e mais ajustada aos seus processos. 

E então, está na hora de planejar a troca do ERP para sua confecção? Quer saber mais? Escreva para nós. Compartilhe suas experiências!

NÓS LIGAMOS PARA VOCÊ

Iniciar Conversa
Quero falar com a VerUP
Olá,
Esse canal é exclusivo para assuntos comerciais de segunda à sexta-feira das 9h as 17h. Por favor, aguarde para ser atendido(a).

Se você já é cliente: Não esqueça de consultar o help clicando no botão "Ajuda" disponível em todo o ERP Audience VerUP. Se persistir a sua dúvida, acesse os nossos canais exclusivos para clientes de segunda a sexta-feira das 8h30 as 17h30.