fbpx

ERP específico para moda na indústria 4.0

Parte fundamental para a integração das informações e resultados

indústria 4.0, termo utilizado para resumir o que se entende como “a quarta revolução industrial”, primordialmente concorda em conectar as informações, além é claro, de automatizar processos, e segundo o Portal da Indústria  (CNI, SESI, SENAI, IEL), o uso de tecnologias digitais na indústria permite aumentar em 22%, em média, a capacidade produtiva de micros, pequenas e médias empresas de diversos setores, inclusive confecções de vestuário, roupas, calçados e acessórios. 

Nas confecções já podemos encontrar muita tecnologia agregada aos processos produtivos e comerciais, mas ainda existem muitas empresas com sérias dificuldades para aderir a tais soluções, seja por resistência às mudanças, por falta de recursos ou até mesmo por não compreender como a tecnologia pode auxiliar na geração de resultados. Mesmo nos processos e produtos mais artesanais, é possível (e necessário) a implementação de tecnologias digitais. 

ERP (Sistema de gestão integrada) é parte fundamental para a implementação e consolidação da indústria 4.0, pois as suas principais característica são integrar informações, unificar resultados e possibilitar responder de forma ágil e consistente à perguntas como “qual o produto mais vendido?”, qual o produto que gira mais (ou o que não girou)?”, “quantas peças estão sendo produzidas na oficina da ‘D. Maria’?”, “qual é o faturamento previsto neste mês?” ou “o que temos para pagar esta semana?”, entre tantas outras. 

Escolher um ERP adequado para a sua empresa, é uma tarefa na qual se deve investir tempo, sobre tudo para ponderar alguns aspectos, mas em primeiro lugar se ele é específico para confecções e moda em geral (indústria, varejo, atacado, e-commerce etc.) ou se é um sistema “genérico” utilizado por diversos segmentos de mercado. 

Um dos principais desafios das confecções é ter informações unificadas e acessíveis de qualquer lugar, o que nos leva ao segundo aspecto necessário, ou seja, se o ERP é 100% em nuvem ou ainda dependente de infraestrutura local como servidores, computadores mais novos e parrudos para suportar grande quantidade de dados armazenados, backup etc. Ao contrário do que se pensa, um ERP  totalmente em nuvem não precisa de muita banda larga, pois não há replicação de dados e nem mesmo a necessidade de sincronizá-los, pois tudo já está na nuvem – diferente de muitas soluções que replicam os dados na nuvem, enquanto o sistema permanece instalado localmente e neste caso, exigindo muito mais da sua internet para sincronizar tudo. 

E-commerce, cupom fiscal eletrônico (NFC-e/[email protected]), nota fiscal eletrônica (NF-e), nota eletrônica de serviços (NFS-e), conhecimento de transporte eletrônico (CTe), são algumas das soluções digitais já implementadas no Brasil, então porque a indústria ainda precisa ser offline? Bom, ela não precisa e não deve ser! Por isso um ERP 100% nuvem é essencial para a integração dos departamentos e resultados da sua empresa. 

Não há mais espaço para quem ainda perde horas a fio em planilhas, anotações em papeis, informações “de cabeça” etc. para programar a produção. Se a sua empresa sofre com a concorrência e não consegue ter a competitividade desejada, pode ser porque ainda se perde muito tempo com cálculos e captura de informações de forma manual, então questione-se

    1. Fazemos ficha técnica de produtos? 
    2. As fichas técnicas ainda estão no papel exclusivamente? 
    3. Como o PCP calcula a explosão de compras? 
    4. Como as compras são gerenciadas na empresa? 
    5. Como está meu estoque de matéria prima? Sobra muito ou falta muito? 
    6. Como controlamos as remessas e pagamentos de oficinas? 
    7. Fazemos gestão de oficinas (perdas, pontualidade, qualidade)? 
    8. A produção está integrada com o comercial? 
    9. Quanto tempo preciso esperar por respostas/atualização dos departamentos? 
    10. Dependo exclusivamente dos colaboradores para ter informações da minha empresa? 

Conheça o ERP Audience VerUP

Fale com a VerUP
SAIBA MAIS

Quais os principais benefícios ao implementar um ERP 100% em nuvem e específico para moda? 

  • Integra todos os departamentos e informações 
  • Proporciona resultados e relatórios rápidos e consistentes 
  • Melhora a produtividade 
  • Ajuda a reduzir custos e despesas a partir de controles mais eficientes 
  • Integra soluções em tempo real que fazem sentido para a sua empresa 
  • Conecta departamentos como Comercial e Produção, Estilo e PCP, E-commerce e Logística etc. 
  • Reduz o seu tempo gasto com “tecnologia” permitindo dedicar mais tempo e foco para o seu negócio 

Por último, como você avalia a sua empresa em relação a indústria 4.0? Quais passos você já deu para aprimorar seus controles, ter velocidade, qualidade e ainda maior competitividade no seu mercado de atuação? 

Pense nisso; o ERP é um dos principais braços da indústria 4.0 e oferece muitos outros benefícios em diversos departamentos, como no Varejo, Atacado, na Pronta Entrega, Produção e PCP, no Administrativo e financeiro, no e-commerce etc. 

Conheça a VerUP e as nossas soluções específicas para moda e confecções, roupas, calçados e acessórios.  

NÓS LIGAMOS PARA VOCÊ

Iniciar Conversa
Quero falar com a VerUP
Olá,
Esse canal é exclusivo para assuntos comerciais de segunda à sexta-feira das 9h as 17h. Por favor, aguarde para ser atendido(a).

Se você já é cliente: Não esqueça de consultar o help clicando no botão "Ajuda" disponível em todo o ERP Audience VerUP. Se persistir a sua dúvida, acesse os nossos canais exclusivos para clientes de segunda a sexta-feira das 8h30 as 17h30.