fbpx

Planejamento financeiro: equilibrando as contas da sua confecção em 2017!

O tempo após a virada do ano pode até ser considerado uma época de descanso para a maioria das pessoas, mas está longe disso quando se trata de empreendedores.

Dezembro e janeiro são alguns dos meses mais exigentes, pois estão incluídos na temporada de planejamento financeiro. Para os gestores, é hora de avaliar o desempenho do último período e se preparar para alcançar os próximos objetivos. 

No setor de confecção de roupas, não é diferente: além de renovar o estoque e ver quais são as peças da próxima estação, é necessário fazer as contas da parte administrativa — afinal, sem recursos, não se chega a lugar algum.

Já estamos em fevereiro e agora o ano começa para valer! Para ajudar você a ter sucesso nessa tarefa, separamos aqui 4 tópicos que sempre devem constar no seu planeamento financeiro. Confira!

1. Avalie seu fluxo de caixa 

Entende-se por fluxo de caixa o acompanhamento de cada centavo que entra e sai da sua empresa. Ter uma noção geral sobre o quanto foi gasto já é um começo. Mas, para haver uma postura mais estratégica, você precisará saber qual parte da empresa está drenando mais recursos e qual área está trazendo mais rendimento.  

Com esses dados em mãos, é possível apontar em que precisará cortar gastos, onde é preciso investir e quais etapas dos processos devem ser aprimoradas. 

2. Evite novas dívidas 

O seu planejamento financeiro não deve lidar só com a parte boa: ele também precisa considerar aquele desagradável débito bancário que sua empresa pode ter.

Se você pegou um empréstimo para investir em uma nova linha ou abriu a empresa recentemente, é hora de colocar tudo no papel e ver o quanto de retorno você conseguiu — e, é claro, evitar o acúmulo de dívidas. 

Isso não significa que você deve deixar de investir no seu próprio negócio, mas sim que deve ir com calma, tomar cuidado e evitar riscos desnecessários. Acima de tudo, não assuma uma dívida que você não pode pagar! 

3. Use a tecnologia no seu planejamento financeiro 

Antigamente, devido à quantidade de contas, documentos e números a serem analisados, fazer o planejamento financeiro anual da empresa era algo que podia levar o mês inteiro. Felizmente, hoje qualquer um pode contar com um software de gestão que organiza todas as informações necessárias com eficiência.  

Dessa forma, várias funções como controle de estoque, registro de caixa, planejamento de dívidas, dados do setor de qualidade, entre outras, passam a ser feitas de maneira automatizada, poupando horas de trabalho. 

4. Sempre estude mais sobre finanças 

Para um bom empreendedor, nenhum aprendizado é demais — e isso vale mil vezes mais quando se trata de planejamento financeiro! Erros de preparo ou mesmo de adaptação ao longo dos processos podem causar prejuízos enormes. E qual é melhor forma de evitar tudo isso e melhorar sua margem de lucro? Estudando, é claro! 

Há diversos meios de buscar o aperfeiçoamento na área financeira. Existem vários cursos, livros e revistas que trazem informação com qualidade e rapidez. Lembre-se de acompanhar as tendências do mercado e, sempre que possível, esteja preparado. 

Agora que você já sabe como fazer o seu planejamento financeiro, é hora de se preparar para o sucesso em 2017! Para continuar se informando sobre o assunto, veja como calcular o ROI da sua empresa.

NÓS LIGAMOS PARA VOCÊ

Iniciar Conversa
Quero falar com a VerUP
Olá,
Esse canal é exclusivo para assuntos comerciais de segunda à sexta-feira das 9h as 17h. Por favor, aguarde para ser atendido(a).

Se você já é cliente: Não esqueça de consultar o help clicando no botão "Ajuda" disponível em todo o ERP Audience VerUP. Se persistir a sua dúvida, acesse os nossos canais exclusivos para clientes de segunda a sexta-feira das 8h30 as 17h30.