“Seu negócio é B2B ou B2C?” Bom, vamos acabar com essa dúvida. B2B é um termo muito usados no mundo dos negócios, que define características específicas do seu público alvo. B2B significa “Business to business”, ou “Empresa para empresa”. Quando falamos que um negócio é B2B, quer dizer que seu público-alvo são outras empresas – e não o consumidor final.

Indo direto ao ponto, o B2B é a maneira mais prática de montar uma estratégia de relacionamento quando os clientes de uma empresa também são uma empresa. O objetivo da sua empresa pode ser melhorar o relacionamento e vender mais para a base de clientes existente enquanto que para outros o foco inicial do B2B seja conquistar novos clientes.

Você sabia que a VerUP tem uma solução pronta de B2B para seus clientes? Totalmente integrada e automatizada pelo nosso ERP.

Se você pensa que trabalhar o seu relacionamento B2B é uma boa estratégia para o sua empresa, fique atento: seu negócio dificilmente será o único disponível no mercado, então esteja preparado para chamar a atenção dos clientes e mantê-los fiéis à sua marca!

Para te ajudar nessa tarefa, separamos aqui 5 dicas capazes de melhorar seu relacionamento B2B. Confira!

1. Entre em contato com clientes inativos

O primeiro passo — e também um dos mais importantes — é trabalhar a manutenção de seus antigos compradores.

Na maioria das empresas, clientes que antes consumiam regularmente podem simplesmente sumir, deixando apenas uma dúvida sobre o que aconteceu. Esse hiato é o que caracteriza o inativo.

Se este for o caso, retome o contato com esse antigo cliente e tente descobrir o motivo da saída. Seu produto não atendeu à expectativa? O valor estava muito alto? A empresa não existe mais? Descobrindo o motivo, você poderá trabalhar na reativação desse contrato.

2. Ofereça programas de fidelidade

Uma forma muito eficiente de relacionamento B2B é recompensar clientes que compram com bastante frequência. Coisas simples, como “a cada 5 pedidos, você ganha 1 de graça”, já podem contribuir muito para a preferência do público.

Outra forma de programa de fidelidade é oferecer alguma informação privilegiada. Está chegando uma nova linha em sua loja? Deixe seus principais clientes comprarem um lote adiantado e receberem antes dos demais.

Além de ser uma vantagem competitiva para eles, você garantirá algumas vendas antes mesmo de anunciar o produto em grande escala.

3. Mapeie sua base para entender o que seu público precisa

Conhecimento é tudo para uma empresa, inclusive no relacionamento B2B. Quanto mais você souber sobre sua base de clientes, melhor poderá se adaptar às suas necessidades e atuar de forma estratégica para fidelizá-la.

Por exemplo, ao saber o poder aquisitivo médio das companhias de sua base ou prospects, você pode planejar preços com maior precisão. Isso evita a aquisição de um novo produto muito caro que nunca sairá do estoque.

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4. Facilite o processo de compra

Se tem algo que prejudica o relacionamento B2B é a burocracia. Sim, empresas precisam prestar contas, enviar relatórios e registrar cada grão de poeira que movimentam.

Mas isso não significa que o processo de compra precisa ser lento e cansativo. Um contrato padrão, mesmo que seja editado para ajustes, e um sistema de cadastro já são um bom começo para poupar tempo e maximizar os lucros.

5. Autoatendimento para pequenos pedidos

Por fim, nunca negligencie os pequenos pedidos. A maioria das empresas evita essas negociações, pois retorno sobre o investimento costuma ser alto diante do valor da venda. Mas e se o atendimento não tivesse custo nenhum?

Se a empresa possui um sistema automatizado pela internet para pedidos de baixo volume, nenhum cliente é perdido e o custo poderá ser reduzido de forma significativa.

Agora que você entende melhor como melhorar seu relacionamento B2B, é hora de fazer algumas ligações e planejar o próximo bimestre. Para conferir mais informações sobre como melhorar a eficiência da sua confecção, veja nosso artigo sobre sistema de gestão integrada. Bons negócios!

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