fbpx

Saiba como o layout de maquinário de uma confecção interfere na produtividade

Organização é a chave para a eficiência em qualquer processo. Em uma confecção, é importante que todos os estágios fabris estejam devidamente alinhados e coordenados a fim de reduzir etapas do processo de produção, minimizando custos de armazenamento, movimentações, além de tempo. 

Um dos fatores que mais influencia os resultados é o layout de maquinário utilizado na linha de produção.

A forma como todos os aparelhos de costura, tintura e embalagem são dispostos dentro de uma confecção determinam boa parte de como os produtos vão se deslocar, quantos recursos serão gastos e o quanto pode ser entregue ao longo do dia. Por isso, é necessário considerar cuidadosamente este layout antes de implementá-lo.  

Você pretende planejar sua confecção ou está com problemas de produtividade? Veja os principais pontos a serem considerados no layout de maquinário de uma confecção e entenda como trabalhá-los! 

Gargalos de transporte 

O problema mais comum em uma linha de produção desorganizada é o aumento do trânsito de produtos em diversas etapas da fabricação. Digamos, por exemplo, que sua confecção possui todos os estágios de produção concentrados em um mesmo espaço, mas sem um alinhamento físico coordenado entre as etapas.  

Isso quer dizer que cada produto concluído em um estágio deve ser transportado pelo local até seu próximo estágio na produção. Com um número grande de viagens feitas durante o dia, pode haver um desencontro em algum momento, como a sobra de um determinado item da produção de um lado e, a falta de um produto do outro. 

Uma forma de identificar esses gargalos no seu layout de maquinário é utilizar fitas sobre a planta da produção para identificar a trajetória dos itens ao longo do dia. Dessa forma, será possível notar pontos onde elas se cruzam em grande quantidade.

Esses pontos serão os gargalos que precisam ser trabalhados. A ideia aqui é encontrar uma configuração que cause o menor número possível de nós.

Desperdício de espaço 

Além do desperdício de tempo, a organização incorreta da produção também reduz o ambiente útil disponível dentro da confecção. Se o layout de maquinário demandar muito espaço para transporte, por exemplo, faltarão locais adequados para o estoque e para os demais estágios do processo.

Conseguir eficiência máxima no uso do ambiente envolve bastante análise e algum trabalho. A primeira solução é alinhar a produção para minimizar o espaço de transporte necessário e ajustar todo o maquinário em um único corredor.

É importante lembrar que, independentemente do quão pequena seja a distância, ela ainda deve respeitar as normas de segurança. Não devem existir áreas de trânsito entre máquinas relacionadas, por exemplo, e cada uma deve estar a uma distância mínima para evitar que acidentes aconteçam.

Custo de produção elevado 

Problemas no layout de maquinário não se refletem apenas na redução de produtividade, mas também na elevação do custo.

Um espaço não otimizado leva à necessidade de pontos extras de energia, equipamentos de transporte adicionais, pontos de iluminação compensatórios, o que aumenta consideravelmente os gastos da empresa. Sem contar quando o layout incorreto não exige algum tipo de reforma ou adaptação física. 

Com menos desperdício, reduzem-se as despesas desnecessárias e diminuem-se as perdas de material ao longo do processo, mantendo o orçamento em dia. Aqui no blog já trouxemos outras dicas sobre a saúde financeira da sua companhia, que você pode ler aqui.

Para facilitar essa tarefa, levantamos alguns pontos que devem ser considerados para você otimizar o layout de máquinário na produção de sua confecção:

  • Volume do estoque: ele está acima ou abaixo da demanda de produção?
  • Condições de trabalho: os funcionários estão com dificuldade para seguir com suas rotinas?
  • Obstruções: há muitos cabos, pedaços de material ou outros obstáculos dentro da linha de produção?
  • Energia: as máquinas estão muito distantes de uma fonte adequada?

A partir do levantamento dessas questões será possível organizar melhor toda a linha de produção, otimizando os processos e aumentando a margem de lucro.

Agora que você entendeu a relevância do layout de maquinário, é hora de avaliar se as suas mudanças estão gerando resultados. Veja como calcular o ROI da sua confecção e melhore seu rendimento!

NÓS LIGAMOS PARA VOCÊ