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E-commerce: Uma loja ou um Showroom? Conheça as diferenças.

Os avanços tecnológicos revolucionaram as relações no mercado, e hoje, uma empresa que tem presença digital pode ter consumidores em qualquer lugar do mundo. As práticas e estratégias de atuação no ‘mundo físico’ também seguiram essas mudanças, sendo constantemente aprimoradas para aumentar a satisfação dos consumidores que preferem realizar suas compras em lojas ou showrooms.

Mais de uma vez, você já deve ter visto termos diferentes, como e-commerce B2C e e-commerce B2B, enquanto navegava pela internet, lia algum artigo em uma revista ou conversava com outros empresários. Mas o que eles realmente significam?

B2C é uma sigla para “business-to-consumer” (empresa para consumidor) e indica as relações comerciais entre empresas e seus usuários finais, como no varejo tradicional. Já B2B é a sigla para “business-to-business” (empresa para empresa) que representa as relações comerciais entre empresas, como no atacado.

O método de comercialização que se deve implementar depende do tipo de mercado em que a empresa está inserida. Para planejar estratégias eficazes, portanto, é crucial saber as diferenças entre o marketing B2C e marketing B2B.

De um ponto de vista funcional, um e-commerce é uma plataforma que pode oferecer um novo canal de transações. Tanto no e-commerce B2C como no e-commerce B2B, a preocupação é descobrir como influenciar as pessoas e suas decisões de compra.

Neste post, mostraremos os critérios que diferenciam esses conceitos para deixar você por dentro das melhores práticas para cada um deles. Confira a seguir!

Emoções com dados concretos

Os consumidores B2C preferem entretenimento e promoções. Já o público B2B procura por habilidades e experiências. Isso ocorre porque os consumidores tomam a suas decisões de compra com base em suas emoções, ao contrário das empresas que buscam a razão e a segurança dos produtos ou serviços que compram.

Por exemplo, um consumidor comum pode ser facilmente atraído por uma propaganda chamativa para a nova coleção de roupas de sua confecção. Já uma empresa só vai efetuar uma negociação se realmente houver a necessidade e se as qualidades dos produtos forem comprovadas.

Identidade e comunicação

Falando de marketing B2C, a identidade para construir uma marca depende de publicidade e ações de fidelização, mas acima de tudo, através do crescimento da sua presença online. As redes sociais desempenham um papel importante neste tipo de comercialização atualmente. No lado B2B, isto é conseguido por meio da boa reputação comercial e sua capacidade de negociação.

Em uma campanha de marketing de B2C, para que o público consiga confiar na sua marca e seus produtos, a publicidade e as promoções são vitais. Da mesma forma, no B2B é preciso estabelecer autoridade para ganhar a confiança de seus clientes.

Conteúdo relevante

As emoções são a chave para atrair o público nas relações do e-commerce B2C, por esse motivo, todo o seu conteúdo web, blog e publicações sociais devem ser desenvolvidos com este fator em mente. Todo o conteúdo deve ser preciso e simples, para que possa ser rapidamente digerido.

Já no mercado do e-commerce B2B, o conteúdo deve refletir os benefícios tangíveis que um produto ou marca oferecem. Proporcionar a experiência do mundo digital ao cliente de atacado tem gerado novas oportunidades de negócios, pois eles não precisam sair de casa para comprar e, em muitos casos, as compras acontecem em horários alternativos, quando o showroom e o representante não estão disponíveis.

Como você pode perceber, em todos os casos é preciso analisar as necessidades de seu público-alvo e criar produtos, conteúdos e promoções que estejam dentro de suas expectativas.

Processo de compra

Os processos de compra B2C tendem a ser simples e imediatos, porque os consumidores não têm tempo a perder e seu foco está em uma camiseta ou um par de sapatos, por exemplo. Ao contrário, os processos B2B podem demorar longos períodos de tempo para se completar, pois o revendedor enxerga nesse momento a vitrine da sua loja e tenta encontrar exatamente o que seus consumidores querem comprar.

Decisão de compra

Para um público B2C, a decisão de compra é estimulada, geralmente, por emoções. Isto leva a decisões impulsivas que refletem o desejo de satisfazer um desejo mais do que a uma necessidade. Por outro lado, as decisões de compra dos públicos B2B tendem a ser racionais e, na maioria dos casos, são incentivados por uma utilidade.

Uma empresa que compra qualquer produto que lhe é oferecida está fadada ao fracasso. Por isso, seus gestores procuram por mercadorias de qualidade e que não oneram seus orçamentos financeiros.

Conclusões do mercado

Para quem pretende colocar a marca no mundo digital das vendas, ou para quem já está nele, vale lembrar que o leque de opções em plataformas e desenvolvedores é bem grande e também existem empresas especializadas em logística que completam esse ambiente. Os números do e-commerce B2B e e-commerce B2C são expressivos e vale a pena conhecê-los antes de qualquer decisão.

As previsões do crescimento do varejo eletrônico caminham na contramão do atual cenário de crise em nossa economia. O portal E-bit prevê um aumento de 12% no faturamento das empresas que atuam neste ramo, chegando à marca de R$ 49,7 bilhões. Com o aumento das oportunidades, é muito importante estar atento às tendências do mercado e utilizar estratégias adequadas aos seus objetivos.

Portanto, conheça as melhores práticas para o e-commerce B2B:

  • na hora de realizar o marketing B2B, fique muito atento para evitar autopromoções e excesso de confiança em seu discurso. As empresas contam com profissionais qualificados e que sabem quando um conteúdo está exagerando nos elogios aos produtos de uma empresa. Utilize um tom leve e generalizado na hora de falar das qualidades do negócio e faça referências indiretas às suas mercadorias;
  • acompanhe todas as novidades do mercado e preveja as novas tendências de consumo. Mantenha-se conectado às notícias nos âmbitos políticos, sociais e econômicos;
  • utilize todos os meios de comunicação para entrar em contato com clientes e fornecedores. Por mais que as redes sociais sejam uma febre hoje em dia, um bom telefonema e reuniões presenciais ainda são as melhores oportunidades para fechar um negócio;
  • analise os resultados de suas ações e encontre as fragilidades e as potencialidades que influenciam em seu desempenho. Determine os pontos a serem melhorados e aqueles a serem mantidos e veja a performance do negócio alavancar.

Agora acompanhe as metodologias que trazem os melhores resultados para o e-commerce B2C:

  • ofereça um serviço de central de atendimento pronto para tirar todas as dúvidas de seus consumidores;
  • conte com várias opções de pagamento, como os cartões de crédito e os boletos, já que seus clientes podem pertencer a vários nichos socioeconômicos;
  • mantenha sua loja virtual funcional e operacional 24 horas por dia. Problemas com servidores e de acessibilidade fazem com que seus consumidores procurem outros portais mais estáveis e confiáveis;
  • tenha produtos de qualidade e que condizem com os assuntos abordados em seus conteúdos. Descumprir promessas é uma péssima prática e que não traz bons resultados para a sua gestão.

Como o e-commerce B2B e o e-commerce B2C estão em constante evolução, é muito importante estar preparado para aproveitar as oportunidades que eles oferecem. Por mais que a concorrência seja acirrada, é fundamental conhecer suas diferenças e estratégias de atuação.

No nosso post de hoje, você conferiu as chances de sucesso no mundo virtual e está pronto para tomar decisões eficientes que podem mudar o rumo de sua gestão. Quer aprender mais sobre o mundo da moda e suas tecnologias? Conheça agora as melhores práticas para otimizar a produção da sua confecção!

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