fbpx

5 dicas para evitar o desperdício na sua confecção

A sustentabilidade é um tema que está constantemente em pauta: as pessoas começaram a perceber que o consumo inteligente é a solução para muitos problemas, tanto no âmbito pessoal quanto profissional.

Somando isso à enorme competitividade do mercado, evitar o desperdício na confecção é uma ação estratégica para quem busca ter sucesso no setor. Sabemos que esse segmento trabalha com muitas perdas de material, porém, com algumas atitudes relativamente simples, isso pode ser bastante minimizado.

Confira o conteúdo a seguir e descubra algumas dicas úteis para ter um controle maior dos processos e reduzir os desperdícios da sua empresa:

1. Treine sua equipe

O primeiro passo para evitar o desperdício na sua confecção é oferecer um bom treinamento para a sua equipe. Funcionários bem preparados e com o total domínio das suas funções tendem a fazer um serviço mais enxuto, minimizando as perdas de matéria-prima.

Outro ponto fundamental é deixar claro que a empresa trabalhará com uma proposta sustentável. Reuniões periódicas ajudam a passar essa mensagem, além de possibilitarem que os gestores escutem dicas e soluções dos colaboradores sobre o tema.  

2. Produza o necessário

Confecções têm processos produtivos demorados e costumam cair na tentação de produzir algumas peças extras, pois isso ajuda a atender qualquer demanda eventual mais rapidamente. Porém, com isso, corre-se o risco de acabar com um excesso de contingente e arcar com o desperdício de produtos.

O ideal é instituir numa fabricação “just in time”, dando uma resposta rápida à procura dos consumidores. Laços mais estreitos com fornecedores, logística otimizada e softwares de gestão de confecção em moda deixam tudo mais rápido e ajudam bastante nesse sentido.

3. Evite os defeitos

Confecções que trabalham com alto número de defeitos, falhas e retrabalhos são campeãs de desperdícios. E, como é de se esperar, esses problemas decorrem de falhas nos processos de fabricação. Quando um lote de artigos é rejeitado pelo controle de qualidade, perde-se tudo o que foi gasto na produção.

Além do treinamento da equipe, vale a pena seguir todas as especificações técnicas dos aparelhos utilizados, apostando também em ações corretivas e preventivas em toda a cadeia produtiva.

4. Controle o estoque

Um controle rígido de estoque também ajuda a evitar o desperdício na sua confecção. Contar com um número exagerado de itens no seu acervo, além de proporcionar muitas perdas, ainda significa que boa parte do capital do seu negócio está inutilmente imobilizado — o que reduz a margem de lucro.

O ideal é apostar em uma manufatura enxuta, que deve ser proporcional ao fluxo de demanda. Isso pode ser feito a partir do conhecimento prévio da quantidade de artigos vendidos — considerando inclusive as sazonalidades — e com programas de computador, como um software de gestão de confecção em moda.

5. Aproveite os talentos

Por fim, aproveitar bem os talentos da sua empresa com uma gestão integrada é outra atitude fundamental para evitar o desperdício na sua confecção. Colocar cada profissional no local certo ajuda a utilizar bem as habilidades e chegar ao potencial máximo da sua equipe.

A subutilização do chamado capital intelectual nem sempre é notada pelas organizações, mas empresas que alocam adequadamente os seus funcionários conseguem ter ganhos substanciais em desempenho e produtividade.

Aprendeu a evitar o desperdício na confecção? Gostou de conhecer essas dicas? Então confira também esse artigo com as 5 melhores práticas para fidelizar clientes no atacado!

NÓS LIGAMOS PARA VOCÊ

Iniciar Conversa
Quero falar com a VerUP
Olá,
Esse canal é exclusivo para assuntos comerciais de segunda à sexta-feira das 9h as 17h. Por favor, aguarde para ser atendido(a).

Se você já é cliente: Não esqueça de consultar o help clicando no botão "Ajuda" disponível em todo o ERP Audience VerUP. Se persistir a sua dúvida, acesse os nossos canais exclusivos para clientes de segunda a sexta-feira das 8h30 as 17h30.