Todo resultado negativo apresentado pela sua empresa é sinal de que uma solução diferente ou uma melhoria precisa ser adotada. É por isso que o planejamento e a estruturação dos processos é imprescindível. Afinal, é esse tipo de cuidado que ajuda a elaborar melhor as ações a serem tomadas.

No post de hoje, falaremos especificamente sobre os sinais que indicam que é hora de automatizar os processos. Continue acompanhando e saiba mais!

1. Falta de padronização dos processos

Você já notou se a realização das atividades não segue um padrão? Cada vendedor executa o processo de vendas de um jeito diferente?

Mesmo que os resultados sejam bons, essa falta de padronização traz uma série de transtornos para a gestão, como: dificuldade de medir o desempenho dos colaboradores, desorganização, dificuldade para treinar novos colaboradores, menor eficiência, entre outras coisas.

Ao automatizar os processos, é necessário fazer um trabalho de mapeamento, melhoria e padronização, definindo a forma correta de se realizar as tarefas. Isso é importante para garantir a uniformidade dos dados e construir uma base sólida para a análise e tomada de decisão.

2. Desperdícios

Os desperdícios são um problema sério para qualquer empresa, visto que acabam elevando os custos operacionais. Entre alguns exemplos de desperdício, podemos citar:

  • De tempo: atividade ineficiente, que precisa de mais tempo do que o necessário para ser finalizada. Pode ser devido à espera de material, alta burocracia, necessidade de autorizações e pela execução de etapas desnecessárias em um processo;
  • De materiais: perdas no estoque, avarias, uso indevido durante o processo produtivo, fazendo com que o gasto do material seja maior do que o necessário;
  • De mão de obra: ociosidade, ineficiência dos processos que faz com que seja preciso ter uma equipe maior do que o ideal, por exemplo;
  • De recursos: uso inadequado de máquinas e equipamentos, ociosidade.

3. Produtividade ineficiente

Problemas de produtividade também são um sintoma claro de que é necessário automatizar os processos. Ela se torna ineficiente quando não consegue realizar todas as atividades necessárias ou garantir os resultados esperados — mesmo tendo capacidade para tal. Em muitos casos, a baixa produtividade está ligada à falta de recursos necessários para realizar o trabalho de maneira adequada.

4. Falta de controle sobre as informações

É fácil encontrar informações importantes nos seus controles? Elas são confiáveis? A realização de atividades manuais compromete a comunicação, torna mais demorado o processo de compartilhamento, aumenta os riscos de erros e perdas de dados, entre outros impactos negativos.

Portanto, se você percebe que não possui controle sobre as informações e os processos, ou que faltam muitos dados para fazer as análises necessárias para a gestão, é sinal de que a automação dos processos se faz necessária.

5. Tomada de decisão sem uma base sólida e confiável

O problema da falta de controle e confiabilidade das informações é que todas as decisões tomadas não são pautadas em uma base sólida. Com isso, dificilmente o gestor consegue planejar suas ações para médio e longo prazos, ou mesmo saber se elas terão um impacto positivo.

Para automatizar os processos, é necessário investir em um sistema de gestão. Para que ele seja o mais eficiente possível e proporcione os melhores resultados, o ideal é adotar uma solução que possa abranger todos os setores — desde compras até vendas, passando pela gestão de estoque. A vantagem de se implantar um software completo é que ele aumenta o controle e facilita ainda mais o compartilhamento dos dados, que passa a ser feito de forma automática, mesmo entre uma área e outra.

E você, o que achou deste post? Quer continuar por dentro das melhores e mais atuais práticas do mercado? Então não deixe de conferir 5 motivos para investir em tecnologia de gestão!

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