fbpx

Produção terceirizada: como gerenciar e quais as vantagens para a sua confecção?

Empresas de confecções de roupas são algumas das mais tradicionais em todo o mundo. Grandes redes e até pequenos negócios atuam nesse setor, exigindo que equipes inteiras sejam capazes de administrar detalhes em linhas de produção.

Nesse cenário, não importa o porte: toda companhia pode se deparar com gargalos no processo fabril que podem ocasionar desvios de qualidade, provocar perdas em excesso, atrasar a reposição de estoques e causar impacto direto nas vendas. Em alguns casos, a produção terceirizada poderá atender às demandas e facilitar o trabalho, aumentando a padronização e diminuindo custos.

Em termos simples, a terceirização é o processo pelo qual uma empresa delega um de seus serviços (como limpeza, suporte técnico, telefonia) ou mesmo parte do processo produtivo (modelagem, corte, montagem ou acabamento), à outra organização, um terceiro.

Se for bem aplicado, esse recurso pode ser muito benéfico para sua confecção a curto, médio e longo prazo. Acompanhe o post, veja como tudo funciona e quais cuidados tomar!

 

Quais são as vantagens da produção terceirizada?

Menor investimento para maior produtividade

Um problema enfrentado por pequenas confecções costuma ser o gargalo de produção. Uma equipe enxuta, quando realiza um bom trabalho, tende a receber mais pedidos do que é capaz de atender. Dependendo do volume, podem ocorrer atrasos, desvios de qualidade ou perdas em excesso.

Ao terceirizar parte da produção, por exemplo, é possível receber peças pré-produzidas em quantidade considerável, cabendo ao dono apenas adicionar os detalhes de estilo e qualidade que os clientes buscam.

Isso tudo sem precisar investir em um grande número de máquinas ou numa linha de produção!

Garantia de qualidade pelo fabricante

Na produção terceirizada também se exige o mesmo padrão de qualidade seja mantido. Quando transferimos parte da etapa do processo a uma empresa de confiança, devemos exigir garantias de que todas as peças entregues estarão exatamente conforme o padrão esperado e especificado para cada lote.

Lembre-se de procurar uma empresa que tenha recomendações dentro do mercado. Além disso, é importante detalhar tanto quanto possível as especificações desejadas. Quanto mais informação a produção tiver, menor é a chance de discrepâncias.

Possibilidade de iniciar as vendas imediatamente

Com a rapidez da entrega e a possibilidade de montar um estoque quase que de forma imediata, é possível começar a vender mais rápido. Isso evita a perda de investimento que os atrasos da produção costumam causar em muitos negócios em desenvolvimento.

Como gerenciar sua produção terceirizada?

Faça o controle de padronização das peças

Sempre que receber um novo lote, invista em um rigoroso controle de qualidade que ateste que as peças receberam um bom acabamento, estão conservadas e dentro da padronização especificada. Isso é especialmente necessário nas primeiras entregas. Mantenha um contato próximo com o responsável pela produção das suas peças para evitar problemas de comunicação e devoluções.

Caso problemas de produção tornem-se muito recorrentes, entre em contato com o fornecedor ou busque um novo.

Use um software de gestão para controlar todas as etapas

Pedidos e especificações devem ser rigorosamente controlados. Por essa razão, o ideal é contar com um software de gestão que ajude a coordenar a produção terceirizada da sua confecção. Com ele é possível manter um registro preciso de todos os seus pedidos, agendamentos e da especificações gerais do serviço contratado.

Considere os riscos ao elaborar o contrato

Qualquer relação entre empresas envolve algum tipo de risco. Se o fornecedor não der sinal por uma semana, pode ser que seu estoque acabe. Se sua confecção teve muitos pedidos cancelados, talvez você não consiga pagar o próximo lote.

Sempre que possível, coloque essas possibilidades no papel ao negociar com o fornecedor. Preveja possíveis pontos de falha, identifique a probabilidade de erro e procure por soluções de antemão. Quanto melhor for o preparo, maiores serão as chances de sobreviver a qualquer imprevisto.

Agora que você entende o que é a produção terceirizada e como ela pode auxiliar, que tal ver mais dicas para aumentar a eficiência da sua confecção? Conheça um pouco mais sobre vendas consignadas e as vantagens para quem vende e quem fornece neste tipo de relação comercial.

NÓS LIGAMOS PARA VOCÊ