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4 maneiras de diminuir a taxa de atraso de entrega de sua empresa

Passado o processo de escolha e pagamento de um produto, a expectativa do cliente é receber sua encomenda em perfeito estado. Infelizmente, isso nem sempre acontece da maneira esperada. Atrasos e avarias nos pedidos às vezes ocorrem, o que pode comprometer toda a confiança que o consumidor tem na sua loja.

Só há um jeito de fugir do atraso de entrega e cumprir o acordo feito entre empresa e cliente: fazer um bom planejamento! O controle das mercadorias que sairão do seu inventário para a casa do comprador deve começar antes mesmo de fechar uma venda.

Quer saber como fazer um planejamento eficiente para diminuir sua taxa de atraso? Então, acompanhe o post de hoje!

 

1. Controle os estoques

Muitos empreendedores tratam o estoque como um simples depósito de insumos ou mercadorias, não dando ao espaço a devida importância. Na verdade, é nessa parte da empresa que estará armazenado todo o seu catálogo de produtos. Se um cliente compra uma peça de vestuário ou um calçado na sua loja, ela sairá do estoque para a entrega.

Gerenciar o estoque é garantir que você terá à disposição todos os produtos anunciados. Caso o cliente efetue uma compra e o item esteja faltando nos seus armazéns, pode haver um atraso de entrega que prejudicará a relação com o consumidor. Por outro lado, se há excesso de produtos, a transação também pode ser afetada negativamente. O excesso de itens no estoque pode não permitir o controle adequado, fazendo sua loja perder produtos por falta de cuidados.

Por isso, é preciso investir em uma gestão eficiente dos seus estoques. O primeiro passo é documentar toda entrada e saída de produtos; assim, você garante que não terá itens excessivos ou faltantes. Também é preciso criar um padrão de organização, de forma que todo colaborador consiga acessar as peças no estoque.

Para fazer o controle de maneira mais eficiente, você pode contar com a ajuda de um software de automação de estoque.

2. Conheça seus fornecedores

O conceito de “cadeia de suprimentos” já é consenso entre os empreendedores. A ideia é a de que nenhuma empresa atua sozinha — qualquer negócio faz parte de uma rede interdependente, onde alguns produzem, alguns fornecem e outros vendem.

Para obter sucesso nesse meio, portanto, é preciso manter um bom relacionamento com todas as entidades que atuam em parceria com a sua loja. Isso evitará transtornos que podem causar atrasos de entrega.

Na prática, o que você precisa é conhecer a capacidade produtiva e os prazos de entrega dos seus fornecedores. Não se pode vender uma peça indisponível, e é importante ter acordos claros de entrega com os seus parceiros. Dessa forma, você evitará que sua loja fique sem algum produto anunciado e que isso se reflita em prejuízo para o cliente final.

3. Analise seus produtos

Vez ou outra, um produto comprado para a sua loja pode chegar com avarias. Se você não percebe o defeito e acaba vendendo o item para o cliente, isso pode acarretar uma troca ou devolução — significando mais prazos de entrega e mais chances de atraso.

Para evitar esse problema, é preciso checar tudo o que você compra dos fornecedores. Alinhe essa estratégia ao seu controle de estoques. Antes de estocar suas compras, cheque se seus pedidos estão de acordo com o esperado e se há algum defeito na mercadoria que possa comprometer suas vendas.

4. Equilibre oferta e demanda

Não é possível vender o que você não tem disponível para entrega. Essa atitude pode gerar longos prazos de espera para o cliente e deixá-lo insatisfeito com a compra. Não basta, por exemplo, anunciar grandes descontos se você tem poucos itens estocados para a venda.

Ofertas e ações promocionais são ótimas para atrair compradores para dentro da loja, por isso muitos empreendedores investem na tática. Mas de nada adianta organizar um evento para chamar compradores se você não tem produtos o suficiente para entregar.

Portanto, o essencial é equilibrar a oferta e a demanda. Vender além da sua capacidade produtiva ou de estocagem pode até parecer vantajoso à primeira vista, mas na verdade é uma estratégia que coloca suas entregas em risco.

Entendeu agora a importância de evitar o atraso de entrega? Aproveite para compartilhar este artigo nas suas redes sociais e dividir nossas dicas com seus amigos!

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