fbpx

O que é preciso para ter um ERP é seguro?

Os sistemas de ERP são muito utilizados como ferramenta para gestão empresarial, reunindo os principais dados da companhia e contribuindo para a melhoria dos resultados, o aumento da produtividade e a eficiência dos processos internos. A reunião de todas as informações da companhia em um único sistema de gestão requer, porém, cuidados no que se refere à utilização de sistemas seguros e à proteção dos dados essenciais, de forma a se evitar vazamentos ou acessos indevidos, que podem comprometer a organização como um todo.

Confira algumas dicas para a segurança de um sistema de ERP na sua empresa:

Escolha do sistema de ERP

O primeiro passo essencial para avaliar o quanto um sistema de ERP é seguro, é garantir que o sistema seja desenvolvido sob uma estrutura atual, ou seja, que além de não sofrer instabilidades, não seja vulnerável a invasões ou fraudes.

Para tal, é essencial contratar uma empresa de confiança, assegurando a qualidade do produto, bem como a eficiência de seu gerenciamento e segurança.

Definição de limites de acesso

Ao escolher um sistema de gestão é importante considerar definição de quem tem permissão para acessá-lo e quais são os parâmetros das autorizações.

Este controle permite à organização definir quais são as políticas de acesso ao sistema, por exemplo horário e local de acesso devem fazer parte destas políticas. Isto permite rastrear os acessos e identificar quem os realizou, quando, e com qual objetivo, garantindo que, caso haja algum tipo de falha, sejam atribuídas as devidas responsabilidades.

Utilização de firewall

Um bom firewall é uma das soluções mais eficazes para garantir a integridade dos dados de uma organização, uma vez que este atua como uma barreira contra invasões, bem como no controle de tráfego dos dados.

O uso de um Firewall permite ainda a análise das informações e ações realizadas, e pode ter sua utilização associada à realização de auditorias para a identificação de falhas de segurança.

Diferentes níveis de perfil de usuário

A classificação dos diferentes dados empresariais e a divisão de acordo com o quão relevantes e prioritários são para a empresa, se tornam importantes para o bom desempenho do sistema de ERP.

Assim, a organização de critérios relacionados aos dados disponibilizados permite ao sistema de ERP um gerenciamento por perfil de usuário, disponibilizando as informações estratégicas somente aos usuários autorizados e garantindo a segurança dos dados.

A gestão de backups

A necessidade de garantir a integridade e a segurança da informação é primordial. A gestão de backups muito mais do que simplesmente realizar os backups, deve garantir que o processo de backup considere fatores como Periodicidade, Ciclo de Vida, Testes de Restauração Periódicos, Armazenamento e Guarda das mídias, especificados na Política de Backup.

Tudo isso para garantir à empresa que suas informações sejam seguras.

Os sistemas de ERP são uma excelente solução para o gerenciamento das informações e atividades empresariais, e é importante que contenham medidas de segurança que garantam o controle do administrador a partir de uma visão integrada dos negócios da companhia e dos acessos.

Hoje existem soluções de sistemas de ERP que estão na nuvem, cloud-computing. Esta é a melhor opção para empresas que querem melhorar a sua segurança sem grandes preocupações. Desta forma os fornecedores assumem muitas tarefas de segurança necessárias para a boa gestão do sistema, ficando com o cliente apenas as tarefas de definição de acessos e níveis de segurança.

Como vem sendo realizada a segurança do sistema de ERP na sua companhia? Conheça a solução da VerUP!

NÓS LIGAMOS PARA VOCÊ

Iniciar Conversa
Quero falar com a VerUP
Olá,
Esse canal é exclusivo para assuntos comerciais de segunda à sexta-feira das 9h as 17h. Por favor, aguarde para ser atendido(a).

Se você já é cliente: Não esqueça de consultar o help clicando no botão "Ajuda" disponível em todo o ERP Audience VerUP. Se persistir a sua dúvida, acesse os nossos canais exclusivos para clientes de segunda a sexta-feira das 8h30 as 17h30.