fbpx

Afinal, armazenar dados na nuvem é seguro?

No Brasil, as empresas que ainda relutam em aderir a um serviço cloud computing certamente ainda estão vulneráveis a uma massiva perda de dados. Isso porque o sistema de backup em disco rígido, que é o que se tem por alternativa (já comprovadamente defasada) à nuvem, representa maior vulnerabilidade no que se refere à segurança da informação. Armazenar dados na nuvem é, simplesmente, estar com o pé no futuro da computação.

E isso por quê? Por uma simples razão: discos rígidos podem ser corrompidos, apresentar setores defeituosos (os chamados bad blocks), ou simplesmente queimarem com alguma falha no fornecimento de energia.

Além disso, dependendo do volume de arquivos de uma empresa, o processo de backup pode tornar-se algo problemático e dispendioso, tendo em vista a quantidade de hardware que se teria que adquirir para dar conta de tal armazenamento.

Para saber mais sobre as vantagens de armazenar dados na nuvem, continue a leitura deste artigo!

Segurança da informação

Em termos práticos, vantagens como mobilidade e segurança fazem toda a diferença. Com a eclosão absurda dos dispositivos mobile também no mundo corporativo, a demanda por segurança vai além do campo da virtualidade.

Extravios, roubos ou até mesmo acidentes como incêndios ou panes elétricas podem dar fim a todo o patrimônio computacional de uma empresa. No caso dos dispositivos mobile, roubos e perdas são muito mais frequentes.

O armazenamento de dados em nuvem é a alternativa ideal, porque está para além desses riscos. Ainda que seu tablet tenha sido perdido ou roubado, seus dados estarão intactos na nuvem.

Acesso remoto de dados

O armazenamento em nuvem permite a ampliação do seu ambiente de trabalho — muito mais do que um servidor físico, que só permite acesso dentro do perímetro da rede do seu prédio. Dessa forma, é possível ter acesso aos dados corporativos de forma remota, por meio de dispositivos conectados à internet.

Controle sobre o acesso ao sistema

Essa comodidade está atrelada à total confidencialidade, graças à complexa criptografia que assegura a eficiência dos sistemas de criação de contas de usuários dos serviços cloud computing.

Senhas criptografadas e total controle hierárquico do acesso aos dados são recursos que confirmam que a computação em nuvem está up to date com o que existe de mais sofisticado em linguagem de segurança da informação.

Facilitações no trabalho em equipe

Sistemas de armazenamento em nuvem permitem que múltiplos usuários trabalhem nos mesmos arquivos, atualizando as alterações com segurança. Isso evita desorganização e possíveis perdas com duplicações de arquivos.

Nesse caminho, a colaboração simultânea de vários profissionais em um mesmo arquivo é viabilizada por diversos recursos como chat on-line entre os usuários logados no sistema e controle de alterações, que indica precisamente quem alterou o que no arquivo em questão.

O acesso multiplataforma é outra significativa vantagem. Com um bom serviço de cloud computing, seus dados ficam igualmente acessíveis para usuários de Windows, Linux ou Mac. Isso representa, também, mais liberdade de escolha para o usuário e possibilidade de diversificação dos recursos computacionais da empresa.

Dessa maneira, você fica livre para escolher o OS com melhor workflow e menor vulnerabilidade a ameaças virtuais. Se for preciso reinstalar os sistemas, seus dados estarão seguros na nuvem.

Recuperação de arquivos

Por fim, vale ressaltar que é possível manipular totalmente as alterações já feitas e gravadas em um arquivo. Dessa maneira, pode-se desfazer uma edição feita por algum usuário há algum tempo.

E então, entendeu por que armazenar dados na nuvem é a opção mais segura para sua empresa? Baixe nosso E-book e entenda como serviços em nuvem podem ajudar sua confecção.

NÓS LIGAMOS PARA VOCÊ