fbpx

Gestão empresarial integrada: 3 benefícios para produção própria, PL ou terceirizada.

Tempos de crise econômica e instabilidade, como os que vivemos atualmente, exigem uma busca constante por qualidade, vantagem competitiva e sustentabilidade por parte das empresas de manufatura. Dentro desse contexto, a gestão empresarial integrada promove uma visualização ampla da organização e permite que os gestores compreendam como as distintas partes do negócio interagem entre si, bem como a maneira como ela se relaciona com o mercado, clientes e fornecedores.

A gestão empresarial integrada é uma maneira de gerir determinada empresa ou organização por meio do desenvolvimento de uma visão mais ampla de todos os processos e da promoção do entendimento certeiro de quais ações levam ao sucesso ou ao erro. Muitas vezes, a raiz de um problema de produção, por exemplo, pode estar no atraso no pagamento de um fornecedor e não na cadeia produtiva em si. E é exatamente esse tipo de problema que a gestão empresarial integrada vem solucionar.

Entretanto, além da óbvia adesão de todos os gestores nessa mudança de foco na gestão empresarial, algumas ferramentas são essenciais para aplicar a gestão empresarial integrada na prática. A principal delas é o software ERP (Enterprise Resource Planning).

O sistema ERP funciona como um centralizador, reunindo todas as informações, setores e operações relevantes para a empresa em uma só plataforma, de fácil manejo e utilização intuitiva. Existem diversos benefícios na utilização de um bom software ERP. Confira abaixo os três principais!

Melhora a comunicação interna

Quem trabalha em uma empresa de manufatura já sabe: e-mails são ineficientes e reuniões constantes são problemáticas e improdutivas. Por outro lado, com a adoção de um sistema ERP, os problemas de comunicação interna estão resolvidos.

Qualquer intercorrência ou situação pode ser registrada pelo colaborador no histórico. Dessa forma, qualquer outra pessoa, de qualquer departamento ou setor da empresa, pode ter acesso a essa informação em tempo real.

Previne retrabalhos e desperdícios

Com a evidente melhora da comunicação interna, há uma redução significativa das taxas de retrabalhos e desperdícios em consequência. Como tudo está registrado (pedidos de clientes, solicitações de compras, estado do estoque), a chance de que alguém se equivoque, refazendo uma tarefa já feita ou então solicitando algo que não é necessário, por exemplo, diminui consideravelmente.

Possui um registro consistente e confiável das atividades e dados da empresa

Na hora de identificar e avaliar possíveis erros humanos ou em processos em si, retomar os registros é necessário. Porém, se os registros são feitos de maneira independente por cada setor, é bem provável que haja inconsistência nas informações quando elas forem comparadas, o que diminui a confiabilidade dos dados e dificulta a visualização do problema.

Já com um software ERP, os gestores podem acompanhar e monitorar continuamente as informações registradas no sistema, partindo de diversas fontes. Além de facilitar o acesso aos dados, eles se tornam muito mais confiáveis e simples de interpretar. Um bom software ERP é baseado na computação em nuvem, o que garante uma alta disponibilidade e estabilidade de todos os recursos. 

Experimente o sistema ERP em sua empresa e veja os resultados serem alavancados muito mais rápido do que você imagina! Gostou do conteúdo sobre gestão empresarial integrada? Compartilhe nas redes sociais e não perca mais nenhuma postagem!

NÓS LIGAMOS PARA VOCÊ

Iniciar Conversa
Quero falar com a VerUP
Olá,
Esse canal é exclusivo para assuntos comerciais de segunda à sexta-feira das 9h as 17h. Por favor, aguarde para ser atendido(a).

Se você já é cliente: Não esqueça de consultar o help clicando no botão "Ajuda" disponível em todo o ERP Audience VerUP. Se persistir a sua dúvida, acesse os nossos canais exclusivos para clientes de segunda a sexta-feira das 8h30 as 17h30.