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Branding para o setor de moda: 4 benefícios da gestão de marca

A gestão de marca é um pilar muito importante para qualquer negócio, principalmente para quem investe seus esforços no mercado da moda. Como as tendências são mutáveis, é necessário ter uma marca forte e bem consolidada no mercado para que seus clientes e fãs consigam ver, em seus produtos, tudo aquilo que eles desejam.

É por isso que trabalhar o branding da sua marca é fundamental para se manter no topo entre as marcas do setor da moda! Confira agora os 4 principais benefícios dessa prática:

1. Diferenciação de mercado

Um dos principais benefícios da gestão de marca, quando pautada em uma estratégia de branding bem definida, é que a empresa passa a se apoiar em suas próprias qualidades e objetivos, diferenciando-se dos seus concorrentes.

Isso acontece porque as estratégias de branding são construídas sempre baseadas na missão e valores da empresa, em um público-alvo bem definido e no seu posicionamento de mercado.

Com esses pontos bem alinhados, é possível ganhar muito destaque no mercado para conquistar — e manter — novos clientes.

2. Posicionamento de marca

A partir do momento em que se planeja toda uma estratégia de comunicação, é preciso que o posicionamento da sua marca no mercado seja muito bem definido. Dessa forma, as pessoas passarão a se identificar com tudo aquilo que sua marca significa. 

Esse aspecto é importante quando pensamos em branding para as marcas de roupas, sapatos ou acessórios. Com um posicionamento claro, os clientes não vão apenas vestir ou usar seus produtos, mas também vivenciar tudo aquilo que ele acredita e traduz. Ou seja, seu público vai desejar provar das mesmas experiências que sua marca compartilha e acredita!

3. Direcionamento de suas ações

Outro benefício do branding é a definição do seu público-alvo. Graças à criação de personas — personagens semi-fictícios que representam as pessoas que sua marca deseja atingir —, a sua comunicação será melhor direcionada e mais efetiva.

Com uma segmentação de público bem definida, o direcionamento das suas ações de comunicação será melhor, já que as personas afetarão a linguagem usada e os elementos visuais nas peças veiculadas. Se a sua marca tem um estilo mais clássico e é voltado para um público feminino mais maduro, por exemplo, não faria sentido usar referências jovens na estratégia de comunicação. 

Logo, toda a comunicação visual, ambientação da loja, site, modelo de atendimento e etc. serão pensados para agradar aquele público e fazer com que ele se torne fiel.

4. Engajamento de clientes

A partir do momento em que os clientes passam a se identificar com sua marca, eles se tornarão cada vez mais fiéis e engajados — o que se reflete em boas métricas nas estratégias de marketing digital e, também, em conversas espontâneas com amigos e conhecidos. Quanto mais pessoas estiverem falando bem de você, melhor colocado o seu negócio estará no mercado.

Ao investir em gestão de marca, os benefícios alcançados para a sua empresa serão muitos. Lembre-se que uma marca forte traduz confiança e credibilidade, e esses são os maiores ativos intangíveis que sua empresa pode construir.

Nada melhor que construir uma marca forte e consolidada e contar com recursos tecnológicos para gerir o seu negócio, não é? Por isso, aproveite para entender melhor sobre tecnologia de gestão e por que investir nessa tendência!

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