fbpx

Treinamento de equipe: 4 erros para evitar

O treinamento de equipe traz uma série de benefícios quando bem administrado em uma organização. Os indicadores de produtividade, absenteísmo, turnover, redução de custoe demais quantificadores de desempenho dos recursos humanos são afetados positivamente quando a empresa investe no desempenho dos colaboradores. Contudo, existem muitos gestores que cometem falhas na elaboração e execução de umtreinamento de equipee colocam em dúvida sua capacidade de gestão de pessoas.

Se você não quer ter sua credibilidade atingida e pretende potencializar o desempenho dos funcionários, aprenda quais são os erros que você não pode cometer!

1. Não contratar o profissional correto

A partir do momento que o assunto a ser tratado é definido, o próximo passo é escolher o profissional que irá ministrar o conteúdo. Porém, na ânsia de encontrar rapidamente essa pessoa e no intuito de reduzir custos, muitos gestores acabam falhando.

Uma empresa do ramo de confecção de roupas, calçados e acessórios, por exemplo, deve contratar alguém que tenha conhecimento desse mercado e saiba lidar com o perfil de funcionários do setor que receberá a capacitação.

Hoje em dia, existem diversas maneiras de pesquisar a reputação e qualificação do profissional. Mas o mais indicado é que o treinamento seja sempre ministrado por profissionais das empresas que prestam o serviço ou vendem o produto. Como por exemplo, o treinamento no sistema de ERP da VerUP, deve ser sempre feito pelos técnicos da empresa.

2. Não aliar teoria e prática

De forma geral, os treinamentos são realizados com o intuito de capacitar o colaborador a atingir melhores resultados na prática de suas atividades. A teoria é uma aliada dos gestores para criar no funcionário um entendimento maior das atividades executadas e possibilitar o surgimento de novas ideias.

Todavia, a prática se faz imprescindível para a melhor absorção da teoria e na avaliação do conteúdo trabalho no treinamento.

Muitos gestores reclamam da ineficácia da qualificação, mas poucos realmente se preocupam sem saber se o grupo desenvolveu de fato as habilidades esperadas.

Para você entender melhor a importância do equilíbrio entre teoria e prática, imagine um treinamento sobre como fazer os lançamentos financeiros de contas a pagar, faturamento ou lançar os pedidos no sistema. Todo treinamento é feito alinhado a teoria e prática, e o acompanhamento posterior dos técnicos da empresa.

3. Não medir o retorno do treinamento

É muito fácil encontrar gestores que se sentem insatisfeitos com os resultados de um treinamento. Porém, quando é questionado o critério para essa conclusão, poucos possuem uma explicação válida.

O fato é que grande parte dos gerentes não se preocupam em medir o retorno da capacitação e tampouco acompanham o desenvolvimento do colaborador no período pós-treinamento. O retorno sobre o investimento (ROI) é um indicador muito importante para o crescimento da organização e, por isso, merece toda a atenção.

Em termos práticos, se o objetivo do evento era o aumento da produtividade do setor de calçados, por exemplo, o responsável pela avaliação sobre retorno deve realizar o levantamento de dados da produção no período antes e depois do treinamento para poder analisar de forma precisa.

4. Falta de feedback no treinamento

Além do acompanhamento dos indicadores após os treinamentos, é fundamental que seja realizada uma avaliação sobre o desempenho do colaborador e também do profissional que ministrou o evento.

Essa avaliação desse ser realizada em forma de feedback. Nesse momento, é importante que o gestor tenha em mãos dados concretos sobre o desempenho do funcionário antes e depois do período de capacitação, explicando o que era esperado e demonstrando o que foi cumprido.

O feedback do profissional que ministrou o treinamento ajuda no aperfeiçoamento de eventos futuros. Assim como os dados de antes e depois, a empresa também pode utilizar de uma avaliação por parte dos próprios funcionários em relação ao método de ensino, relevância do conteúdo e conhecimento do ministrante.

Agora que você entendeu quais são os erros de treinamento de equipe que você não deve cometer, leia também sobreinvestimento em tecnologia de gestãopara ampliar seus conhecimentos.

Ressaltando que a VerUP e seus profissionais conhecem a teoria e a prática do setor , pois são mais de 30 anos atendendo este mercado, com conhecimento total sobre ele.

NÓS LIGAMOS PARA VOCÊ

Iniciar Conversa
Quero falar com a VerUP
Olá,
Esse canal é exclusivo para assuntos comerciais de segunda à sexta-feira das 9h as 17h. Por favor, aguarde para ser atendido(a).

Se você já é cliente: Não esqueça de consultar o help clicando no botão "Ajuda" disponível em todo o ERP Audience VerUP. Se persistir a sua dúvida, acesse os nossos canais exclusivos para clientes de segunda a sexta-feira das 8h30 as 17h30.